O incrível lago rosa na Austrália

836 Visualizações
panoramio Lago Hillie.

O mundo está repleto de belas paisagens, belezas naturais estão espalhadas por toda parte. Seja uma pequena flor, um grande vale, cada uma possui particularidades que as fazem notáveis. Porém, algumas parecem ter sido pintadas, criadas à mão, como é o caso do lago rosa na Austrália: o Hillier.

As primeiras evidências de que ele existia foram encontradas pelo navegador e hidrógrafo britânico Matthew Flinders, por volta de 1802. Flinders subiu no morro mais alto da Middle Island, atualmente conhecida como Flinders Peak, para inspecionar as águas que cercam o local, quando se deparou com o exuberante lago rosa.

O Lago Hillier está situado em Middle Island, a maior das ilhas que compõem o arquipélago de Recherche, na Austrália Ocidental. Seu comprimento é de cerca de 600 m. Ele é rodeado por uma borda de sal branco, e uma estreita faixa de terra coberta por uma floresta densa de paperbark e eucalipto, junto a dunas de areia que o separam do oceano.

A cor da água é permanente já que ela não se altera nem quando é recolhida em um recipiente. Ao contrário do que muitos podem pensar, desde que o lago foi descoberto sua água sempre foi daquela tonalidade e não foi exposta a nenhum tipo de poluição para que houvesse motivo de mudança de cor.

Devido a isso, existem diversas teorias que tentam explicar esse fenômeno raríssimo. Uma delas, a que possui maior credibilidade entre os cientistas, é que a coloração se deve ao fato da baixa concentração de nutrientes e diferentes tipos de algas e bactérias ali presentes, como a Dunaliella salina e a Halobacterium.

Outra teoria bastante difundida entre os estudiosos do tema afirma que a coloração pode ser resultado da reação da água salgada com um depósito de bicarbonato de sódio na região ou com bactérias halófilas vermelhas nas crostas de sal.

panoramio Lago Hillie.

Apesar dessas várias vertentes da ciência, ainda não existe nenhuma explicação científica comprovada para a coloração da água.

Além do Hillier, existem no mundo aproximadamente oito lagos cor de rosa. Exceto por alguns poucos anos quando a extração de sal foi realizada no local onde se encontra o Hillier, a ilha e seu lago rosa são quase que totalmente intocáveis e, desde então, permitem aos visitantes uma das vistas mais deslumbrantes das maravilhas naturais do mundo.