Nova Caledônia anuncia criação de área marinha protegida

267 Visualizações
Governo da Nova Caledônia Área Marinha Protegida (AMP).

O governo da Nova Caledônia, um arquipélago pertencente à França, anunciou oficialmente a criação de uma Área Marinha Protegida (AMP), que irá abranger um território com 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Situado na Melanésia, sudoeste do Pacífico, o espaço será chamado de Parque Natural do Mar de Corais e reúne ambientes de rica diversidade biológica.

Considerado como Patrimônio Mundial da Humanidade, título concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), desde 2008, o perímetro será mantido para preservar os ecossistemas locais, assim como promover o desenvolvimento sustentável das comunidades próximas e assegurar a continuidade dos serviços marítimos.

Obedecendo ao decreto instituído no dia 23 de abril, o comitê responsável pela gestão da iniciativa terá um prazo de até três anos para elaborar um plano de manejo da AMP. A partir da criação do Parque Natural do Mar de Corais, a Nova Caledônia pretende cumprir o seu papel no necessário processo de engajamento internacional e regional ao conscientizar a sociedade sobre a importância da administração ecologicamente correta dos oceanos.

Governo da Nova Caledônia Área Marinha Protegida (AMP).