Mergulhador tem encontro com peixe gigante no mar Mediterrâneo

1.939 views

Imagine-se mergulhando na imensidão do oceano ao lado de um exemplar do maior peixe ósseo do mundo, que pode atingir mais de três metros de comprimento, mais de quatro de altura e pesar duas toneladas. Foi isso que aconteceu com o mergulhador Erik van der Goot no mar Mediterrâneo, em Marsalforn, Malta. O mergulhador foi filmado nadando ao lado de um peixe-lua e classificou o encontro como uma “experiência única”. Até agora, o vídeo já foi visualizado mais de 340 mil vezes no Youtube.

O peixe-lua alimenta-se de pequenos peixes e zooplancton e pode ser encontrado nas zonas quentes e temperadas dos Oceanos Atlântico e Pacífico. Quando observado da superfície, muitas vezes, a espécie é confundida com um tubarão por conta da dimensão de sua barbatana dorsal.

Embora seja considerado um petisco em algumas regiões, sua carne contém uma quantidade considerável de neurotoxinas. Esta espécie também se destaca por carregar uma carga parasitária de cerca de 50 espécies distintas.

Apesar de sua exuberância e de seu tamanho avantajado, a espécie sofre com ações humanas e está ameaçada de extinção. Devido à sua natureza delicada e aos movimentos lentos, os peixes-lua são facilmente capturados por redes à deriva e por outros métodos de pesca.

© Depositphotos.com / mexrix Peixe-lua gigante.