Maravilhas da natureza: descubra o que é cenote

3.554 views

Existem determinados cenários capazes de provocar grande fascínio e até proporcionar certa atmosfera mística. Para muitos, este é exatamente o caso dos cenotes, isto é, pequenas aberturas em zonas rochosas que permitem a entrada de luz em cavernas submersas. Com os raios de sol, as águas tendem a ganhar uma coloração azul, capaz de encher de inspiração até os viajantes mais acostumados com as belas paisagens.

A melhor forma de conhecer um cenote é, justamente, realizar o mergulho numa caverna e em suas águas azuis, realizando a experiência de estar literalmente envolto por este espetáculo da natureza. E um dos locais do mundo onde é possível ter este privilégio, uma que os cenotes multiplicam-se, é o México. Os cenotes fazem parte da cultura ancestral do país já que, para o antigo povo maia, eram considerados verdadeiros portais para outros mundos. A palavra “cenote” vem justamente do maia “Dzonot”, que significa poço ou buraco.

Embora seja mais conhecido por suas famosas praias como Cancún, Tulum e Playa del Carmen, o estado mexicano de Quintana Roo também é a casa dos cenotes considerados como os mais bonitos do mundo. Na região, existe uma condição geológica peculiar, que favorece a existência de verdadeiras artérias de água doce sob uma extensa área rochosa, criando uma malha de cavernas tão grande que ainda não foi completamente mapeada.

davidstanleytravel Cenote.