Entenda de que forma a poluição e seus diversos tipos pode afetar os seres humanos

1.591 Visualizações
Um dos principais responsáveis pela poluição atmosférica são as indústrias.

Todas as atividades humanas, independentemente de sua natureza e finalidade, inevitavelmente geram uma série de resíduos líquidos, sólidos e gasosos que, muitas vezes, são invisíveis. Se por um lado eles são inevitáveis, embora possam ser reduzidos em quantidade, por outro as pessoas têm cada vez mais consciência dos perigos que oferecem.

Isso porque esses resíduos são os grandes responsáveis pela poluição de rios, mares, solo e atmosfera, causando tanto impactos ambientais quanto impactos na saúde humana. Entenda a seguir como os diversos tipos de poluição ambiental afetam os seres humanos:

Tipos de poluição e suas consequências

Consequências da poluição do solo

Apesar deste tipo de poluição ser um dos mais visíveis, muitas pessoas ainda não têm consciência de sua gravidade. A poluição do solo pode estar associada a diversas origens, sendo que as principais são: decomposição de resíduos sólidos gerados por casas e empresas, atividades de agricultura que fazem o uso de agrotóxicos e atividades extrativistas de mineração.

As consequências mais imediatas deste tipo de poluição são a erosão, um problema que pode causar tragédias como desmoronamento de casas. Além disso, os humanos podem ingerir alimentos que estão contaminados devido à presença de substâncias nocivas nas áreas em que foram cultivados. Improdutividade no plantio, carência de nutrientes e mudanças do próprio tipo de solo são outras consequências a longo prazo.

Consequências da poluição atmosférica

A fumaça emitida por carros e indústrias é o tipo de poluição atmosférica mais visível, mas não são as únicas fontes de poluição do ar — que também está associada a queimadas, pulverização de fertilizantes, utilização de agrotóxicos, atividades vulcânicas e funcionamento de motores de trens, aviões e embarcações.

Dentre as principais doenças causadas pela poluição atmosférica, destacam-se lesões nas vias aéreas, irritação do trato respiratório, asma, rinite, bronquite e até mesmo câncer de pulmão em pessoas que nunca foram fumantes.

Consequências da poluição de águas

A água é um elemento fundamental para a vida na terra, uma vez que todos os seres vivos precisam dela para sobreviver. Apesar de sua importância, a maioria das pessoas age como se a água fosse um recurso infinito — o que não é verdade.

Além do fato de apenas uma pequena porcentagem de água doce estar disponível, ela recebe todos os poluentes provenientes da poluição da atmosfera e solo, fazendo com que o problema de sua poluição se agrave ainda mais. Como consequência, há diversos problemas que a poluição das águas pode causar para os seres humanos.

Alguns microrganismos presentes na água poluída podem causar diversas doenças nos seres humanos, tais como: cólera, hepatite e febre tifoide. Além disso, a água poluída serve como ambiente para o desenvolvimento de transmissores de doenças como a malária, que ainda mata cerca de 2 milhões de pessoas por ano.

Imagem: Gudella / iStock / Getty Images Plus