Com o crescimento contínuo das áreas urbanas no Brasil, as enchentes são problemas cada vez mais frequentes. Também conhecidas como inundações ou “cheias”, elas acontecem quando a água proveniente de chuvas intensas não tem mais como escoar e rios ou córregos transbordam e invadem as áreas urbanas.
Os problemas de enchentes no Brasil, assim como em outros países, é antigo e acontece devido a uma sequência de erros, bem como de forma natural, já que todo rio ou corpo d’água possui uma área em seu entorno que costuma inundar, mas a atuação da sociedade pode agravar o problema.
As moradias em locais inadequados, falta de planejamento urbano, impermeabilização do solo em grandes áreas, falta de consciência ecológica e de saneamento básico são os principais motivos das enchentes.
É preciso que a consciência sociológica seja posta em prática com atitudes simples como:
• Exigir que as autoridades responsáveis implementem saneamento básico;
• Depositar o lixo no local correto;
• Verificar as licenças e alvarás da construção de seu imóvel;
• Ser porta-voz deste sistema, entendendo que quanto mais pessoas envolvidas, melhores serão os resultados.
No que diz respeito à estrutura, o governo deve planejar melhor as construções de áreas urbanas e vistoriar os locais já habitados. Segundo tendências internacionais, a construção de poços e ambientes subterrâneos para drenagem e armazenamento de água também é uma excelente opção para o problema de enchentes.
A solução do problema de enchentes no Brasil não é fácil, trata-se de um problema que passa por várias camadas, desde o costumeiro papel de bala jogado no chão por um cidadão, até obras de grande porte que devem ser realizadas para seguir o crescimento do país de forma sustentável, gerando bons resultados em conjunto aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.