E-book ensina as pessoas a preservarem áreas verdes em espaços urbanos

746 views
Flickr / Antonio Machado Livro ensina a população a preservar as abelhas jataí que não possuem ferrão.

Aproveitando o gancho do Dia Internacional do Meio Ambiente, celebrado na última semana, dia 05, a Associação Brasileira de Estudos das Abelhas (A.B.E.L.H.A.), em parceria com o Instituto Biológico de São Paulo, lançou o e-book “Biodiversidade em ação: conservando espécies nativas – Corredores ecológicos urbanos… seguindo a trilha da jataí em São Paulo”.

O novo livro digital, de autoria das pesquisadoras Isabel Cruz Alves, Marilda Cortopassi-Laurino e Vera Lucia Imperatriz-Fonseca, foi criado com o intuito de orientar habitantes de centros urbanos que têm o interesse em promover corredores de plantas destinados à conservação da biodiversidade local (também conhecidos como corredores ecológicos urbanos).

Através destes espaços – que são compostos por vegetações de características diferentes (arbustos, árvores) e fazem a conexão entre áreas naturais e seminaturais – muitas espécies recebem o auxílio necessário para continuar sobrevivendo nos ambientes urbanos, já que as construções das grandes cidades acabam isolando a todas elas.

No e-book, o leitor tem a oportunidade conhecer dois métodos principais de como fazer para ajudar a conservação da biodiversidade de espécies em centros urbanos: o primeiro é através da plantação e preservação de plantas nativas, que são responsáveis pela sobrevivência de animais polinizadores (caso das abelhas) e animais dispersores (que transportam as sementes).

Já o segundo é por meio da conservação da abelha jataí (Tetragonisca angustula), uma espécie sem ferrão e inofensiva ao homem, que contribui para a polinização sem interferir na vida humana. No livro, o leitor aprende a identificar a espécie e como proteger seus ninhos.

“Essas áreas verdes possibilitam a sobrevivência dos animais que as polinizam e os que dispersam suas sementes, num ciclo de ajuda mútua bom para todos”, destacou Isabel Cruz Alves em matéria publicado no site oficial da A.B.E.L.H.A.

A princípio, a ideia é que o e-book seja especialmente utilizado pelos moradores de São Paulo (capital), já que o conteúdo traz detalhes especiais sobre a trilha da abelha jataí na cidade. Ainda assim, o material é altamente recomendado para cidadãos que vivem em qualquer cidade pequena, média ou grande, localizadas no bioma do Cerrado ou da Mata Atlântica. Vale ainda lembrar que a jataí está presente em quase todo território nacional.

O e-book está disponível gratuitamente para download no site da A.B.E.L.H.A.