Conheça um hospital que usa a natureza como remédio

889 views

Imagine um hospital repleto de árvores e com telhado verde. Certamente, essas características não correspondem ao que estamos acostumados a ver em centros de saúde. Pois em Cingapura, existe um hospital público completamente diferente do que conhecemos. Inspirado na natureza, o local foi projetado para promover a cura em sintonia com o verde.

Em 2005, a empresa de design CPG Corporation, foi incumbida de criar um hospital que não tivesse as características de um hospital. A solução encontrada pelos profissionais foi criar um ambiente que tivesse a natureza integrada ao seu espaço, afinal, nada melhor do que o contato com o verde para curar desordens psíquicas, físicas e emocionais.

Um projeto exemplar

O Khoo Teck Puat Hospital (KTPH) começou a funcionar em 2010 com a proposta de combinar o conhecimento médico com altos padrões de atendimento personalizado, estabelecidos em um ambiente de cura e conexão com a natureza, fornecendo cuidados que sejam de excelência para os internos.

Os três blocos têm vista para um pátio central, onde há um belo trabalho paisagístico. Mais de 70% das plantas são nativas, sendo algumas espécies raras e em extinção. A cobertura do prédio conta com uma horta e pomar, com mais de 130 árvores frutíferas e hortaliças, tudo orgânico, que são utilizados nas refeições dos pacientes.

Com o objetivo de trazer a comunidade para perto, o Khoo Teck Puat criou um centro de atividades, onde qualquer pessoa pode fazer aulas de artesanato, culinária ou assistir palestras sobre vida saudável, além disso, o programa Share a Pot se tornou um ponto de encontro da terceira idade, já que os idosos podem se reunir para tomar sopa – um hábito local – e fazer exercícios leves.

Além disso, o KTPH incorpora conceitos sustentáveis em sua estrutura, como ventiladores que canalizam o vento para o edifício e melhoram o fluxo de ar e guarda-sóis que redirecionam a luz natural para reduzir a dependência do hospital de iluminação artificial. O KTPH também utiliza energia solar para suprir parte de suas necessidades energéticas. Em 2011, o hospital ganhou um prêmio de ouro no Universal Design Awards da Autoridade de Construção Civil por seu design acessível e sustentável.

Em 2013, o hospital de Cingapura lançou um livro descrevendo a criação de seu ambiente de cura, intitulado “Um espaço de cura: criando biodiversidade no Hospital Khoo Teck Puat (KTPH)”. À venda na farmácia do hospital, os lucros do livro são revertidos para a manutenção de iniciativas ecológicas no hospital. O livro de 76 páginas apresenta, entre outras coisas, os jardins com terraços e os espaços verdes ao redor do hospital, que visam proporcionar um ambiente calmo e relaxante para ajudar na cura dos pacientes.

Veja aqui como é o hospital: