Conheça os principais ecossistemas mundiais

14.953 views

A palavra ecossistema é de origem grega e significa um conjunto de espécies que integram a mesma região, em que elementos bióticos (efeitos causados pelos seres vivos de um ecossistema, em que uma espécie dá condição para a outra sobreviver) e abióticos (influências que os seres vivos podem receber do ecossistema, como luz e temperatura) interagem entre si.

Ele pode ser classificado de duas maneiras: ecossistema terrestre, como florestas, desertos, tundras, savanas e pradarias, e ecossistema aquático, como oceanos, represas, lagos, rios e mares.

Os principais ecossistemas do planeta são:

Tundra

Planície pantanosa que compreende a região sul do Ártico, mais precisamente no Polo Norte. A região possui pouca diversidade de espécies e é caracterizada pela presença de plantas anãs, pelo solo coberto por musgos e líquens. A tundra também é habitada por ursos polares, lemingues e lobos árticos.

© Depositphotos.com / llowthian Tundra.

Taiga, Floresta de Coníferas ou Floresta Boreal

Com pouca interferência humana, esse ecossistema compreende a Sibéria, o norte da Rússia e região sul do Canadá. Por conta da temperatura média entre 0°C e 5°C, a taiga é habitada principalmente pelo lobo, raposa, urso-pardo, rena e o alce.

© Depositphotos.com / Embosser Taiga, Sibéria.

Florestas tropicais

Esse ecossistema está localizado na zona equatorial entre os Trópicos de Câncer e de Capricórnio e abrigam uma das maiores biodiversidades do mundo. Com temperaturas predominantemente por volta dos 20°C, possui umidade elevada. No Brasil, esse ecossistema é formado pelo cerrado, caatinga, matas ciliares, mata atlântica e floresta amazônica.

cifor Floresta Amazônica

Florestas temperadas

Localizadas na América do Norte, Ásia oriental, Europa ocidental, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia, têm o ecossistema composto por plantas arbustivas, musgos e líquens. Os animais mais comuns nessas regiões são o cardeal, o esquilo e o urso.

© Depositphotos.com / cmeder Floresta temperada, Nova Zelândia.

Pradaria ou estepe

Composta por vegetação herbácea, não possui árvores em locais com clima temperado. Raposa, cabra, lebre e o bisão são animais que habitam esse ecossistema.

© Depositphotos.com / kamchatka Pradaria.

Deserto

Área sem vegetação composta por ecossistema com aranha, lagarto e outros animais que se alimentam de cactos. O Saara, o maior deserto do planeta, está localizado no norte da África.

© Depositphotos.com / adisa Deserto.

Savana

Encontra-se em áreas tropicais, com alternância de períodos chuvosos e secos. O espaço é habitado por animais de grande porte, como leão, zebra, girafa e elefante. A savana pode ser encontrada na África, sendo que a mais famosa delas é Serengueti, cuja localização é entre o norte da Tanzânia e o sudoeste do Quênia.

© Depositphotos.com / AndyCandy Savana.

Marinhos

Composto por oceanos e mares, esses ecossistema costuma ser estável, pois a corrente marinha e as temperaturas variam pouco. Peixes, tubarões, golfinhos, baleias, entre outros, costumam habitar esse ecossistema.

© Depositphotos.com / Rostislavv Oceano.

Água doce

Compreende os rios, as lagoas, os lagos e as represas. A fauna predominante de anfíbios, peixes e animais invertebrados.

© Depositphotos.com / herreid Lago.