Conheça os 10 menores animais do mundo

1.369 Visualizações
O cavalo-marinho pigmeu mede mais de dois centímetros e possui uma coloração forte.

O Reino Animal possui milhares de animais diferentes, sendo que cada espécie possui características peculiares que as tornam especiais e únicas. O tamanho é uma das particularidades que diferenciam os animais, sendo que é mais comum que as pessoas notem apenas para os grandes animais. Apesar disso, você já pensou em como são importantes e raras as pequenas espécies?

Conheça a seguir os 10 menores animais do mundo e suas particularidades:

10 menores animais do mundo

Camaleão Brookesia micra

Considerado o menor réptil do mundo, o Brookesia micra é um tipo de camaleão que foi descoberto em Madagascar. Quando está em sua fase adulta, ele chega a medir pouco mais de dois centímetros.

Morcego do Bumblebee

Também chamado de morcego-nariz-de-porco-de-kitti, esse animal é um dos menores mamíferos do mundo e chega a medir apenas três centímetros e pesar duas gramas quando adulto. Encontrado na Tailândia, esse animal gosta de viver em lugares escuros e úmidos.

Beija-flor abelha

O beija-flor abelha, além de ser um dos menores animais do mundo, é considerado o menor pássaro do mundo. Encontrado em Cuba, essa espécie mede somente cinco centímetros e bate suas pequenas asas até 80 vezes por segundo.

Sapo-pulga

Outro dos menores animais do mundo é o sapo-pulga, um anfíbio que pode ser encontrado em terras brasileiras. Medindo somente dez milímetros, esse animal foi descoberto em áreas protegidas da Mata Atlântica e se alimenta de formigas e pequenas aranhas.

Cavalo-marinho pigmeu

Encontrado do lado oeste do Oceano Pacífico central, o cavalo-marinho pigmeu também é considerado um dos menores animais do mundo e mede pouco mais de dois centímetros. Esse animal chama a atenção por sua coloração forte, que varia entre vermelho, amarelo e laranja.

Tatu-fada-rosa

Também chamado de pichiciego-menor, esse animal é o menor tatu do mundo e, em sua fase adulta, chega a medir pouco mais de dez centímetros. Além de pequeno, esse animal é peludo e rosado, e passa grande parte de sua vida trabalhando em longas escavações debaixo da terra. Encontrado na Argentina, ele come somente plantas e pequenos animais invertebrados.

Tartaruga de Padloper

Considerada um dos menores animais do mundo, a menor tartaruga do planeta pode ser encontrada na África do Sul e não mede mais que dez centímetros. Além de ser pequena, a tartaruga de Padloper pesa somente 140 gramas em sua fase adulta.

Preguiça Dwarf

Encontrada no Panamá, a preguiça Dwarf — também conhecida como preguiça-pigmeu — cabe na palma da mão de uma pessoa adulta e encanta por seu tamanho e fofura. Esse animal é tão pequeno que chega a ser 40% menor do que seus primos que habitam o mesmo continente.

Vaca Vechur

A vaca Vechur alcança pouco mais de um metro de comprimento, e chega a no máximo 87 centímetros de altura. Mesmo pequena, esse tipo de vaca é muito resistente e pode produzir até três litros de leite por dia.

Cabra pigmeia

Encontrada na África Ocidental, a cabra pigmeia mede apenas 58 centímetros quando chega à idade adulta.

Imagem: FionaAyerst / iStock / Getty Images Plus