Conheça as cidades mais poluídas do mundo

520 Visualizações

O avanço tecnológico e industrial da nossa sociedade reflete em diversas melhorias do nosso cotidiano. O que muitos não sabem é que o preço a ser pago por toda esta evolução pode ser muito alto, gerando diversos prejuízos ambientais e colocando em risco a vida de milhões de pessoas em várias partes do planeta. Anualmente, o Blacksmith Institute divulga uma lista com as dez cidades mais poluídas do mundo. Descubra quais são as cidades que integram este ranking:

10º – Kabwe, Zambia

A cidade possui uma grande quantidade de minas de chumbo – encontradas no início do século XX, quando ainda era uma colônia britânica.

Kabwe, Zambia
Kabwe, Zambia. Foto: taringa

9º- Sumgayit, Azerbaijão

Antigo complexo industrial e petroquímico da União Soviética. Quando em atividade, lançou 120 mil toneladas de mercúrio no ar, entre outras substâncias nocivas.

Sumgayit, Azerbaijão
Sumgayit, Azerbaijão. Foto: engequisaoestedeminas

8º – Chernobil, Ucrânia

A cidade é conhecida mundialmente pelo desastre nuclear ocorrido em 26 de abril de 1986, que liberou uma grande quantidade de radiação – cem vezes maior que a bomba de Hiroshima e Nagasaki, juntas.

Chernobil, Ucrânia
Chernobil, Ucrânia. Foto: allianz

7º – Norilsk, Rússia

Originalmente, a cidade – hoje com 134 mil habitantes – era um campo de trabalhos forçados; mas se tornou a maior mina de fundição de metais pesados (chumbo, arsênico, cádmio, mercúrio, crómio, manganês, etc.)  do mundo.

Norilsk, Rússia
Norilsk, Rússia. Foto: engequisaoestedeminas

6º – Dzerzhinsk, Rússia

Apesar de ocupar a sexta posição deste ranking, Dzerzhinsk é a cidade com o maior nível de poluição química do mundo – de acordo com o Guinness Book.

Dzerzhinsk, Rússia
Dzerzhinsk, Rússia. Foto: taringa

5º – La Oroya, Peru

É considerado um dos maiores centros de mineração de metais pesados dos Andes peruanos; estes metais também são encontrados na corrente sanguínea de 99% das crianças que vivem lá.

La Oroya, Peru
La Oroya, Peru. Foto: taringa

4º – Vapi, Índia

A cidade é um ótimo exemplo de como o crescimento industrial tem prejudicado a vida de muita gente. Sua crescente expansão no setor afeta 71 mil pessoas, prejudicadas pela água e solo contaminados – que contém altos níveis de mercúrio, entre outras substâncias – lançados pelas indústrias.

Vapi, Índia
Vapi, Índia. Foto: engequisaoestedeminas

3º – Sukinda, Índia

Lar de 2,6 milhões de pessoas que convivem com uma das maiores minas de minério de cromita (óxido duplo de ferro e cromo – FeCr2O4) a céu aberto do mundo.

Sukinda, Índia
Sukinda, Índia. Foto: engequisaoestedeminas

2º – Tianying, China

Com uma política fraca no controle de emissão de poluentes, 140 mil pessoas são prejudicadas nesta cidade industrial chinesa devido à alta concentração de metais pesados no ar. Perda de memória, alucinações e apatia são alguns dos problemas de saúde presentes em seus moradores – causados pela presença de chumbo no cérebro.

Tianying, China
Tianying, China. Foto: engequisaoestedeminas

1º – Linfen, China

A cidade que lidera o ranking faz parte do Cinturão de Carvão da China e possui um imenso número de minas legais e ilegais. A contaminação do ar devido a queima do minério é a principal responsável por diversos problemas respiratórios que assolam a população (3 milhões de habitantes), como pulmão negro, asma e bronquite crônica.

Linfen, China
Linfen, China. Foto: engequisaoestedeminas