Conheça as 5 florestas submersas mais incríveis do planeta

1.698 views

É considerada uma floresta submersa quando todo um ecossistema passou por processos de inundação ao longo dos anos, principalmente devido ao aumento do nível do mar. As florestas submersas mais incríveis do planeta são mais facilmente encontradas na costa da Grã-Bretanha e também na região noroeste da Dinamarca, Índia, França, Romênia e Cazaquistão. No post de hoje vamos conhecer alguns exemplos de rara beleza e que justificam a exuberância das mais variadas formas de natureza.

Lago Kaindy – Cazaquistão

Com profundidade que pode chegar a 30 metros em alguns pontos, a floresta do Lago Kaindy No Cazaquistão possui árvores do tipo Spruce e Schrenk que surgem do fundo até a superfície do lago. Durante o inverno, a floresta submersa do Lago Kaindy ganha um aspecto especial com o congelamento do lago. Já durante o verão, a água ganha uma coloração mais turquesa e a temperatura sobe. O que provocou a submersão da floresta no Lago Kaindy foi um grande deslizamento de terra calcária, criando uma represa natural.

Fonte: Facebook Belezas Naturais
Fonte: Facebook Belezas Naturais

Lago Bezid – Romênia

Localizado na famosa região da Transilvânia, na Romênia, o Lago Bezid conta com uma floresta submersa e também uma aldeia! São telhados de casas e igrejas que se confundem com galhos retorcidos, criando assim um cenário incrível e ao mesmo tempo sombrio. Interessante notar que ali havia uma barreira para evitar o avanço da água, porém após um grande desastre, a cidade toda foi inundada.

 

Fonte: diarioinsano.com.br

 Lago Periyar – Índia

Com uma área total de 55km², o lago Periyar na Índia também é um ótimo exemplo de floresta submersa. As águas chegam até ali pelo rio Periyar e seguem para o Rio Vigai e Tamil Nadu, alimentando assim um ecossistema único que existe desde 1895. Ali é um reservatório natural onde a vida surgiu após a construção da barragem Mullaperiyar, porém já havia uma floresta na região antes mesmo da presença humana.

Fonte: diarioinsano.com.br
Fonte: diarioinsano.com.br

Reserva de Udawalawe – Sri Lanka

Ainda é possível conferir alguns exemplares de árvores da floresta que havia onde hoje está o reservatório Udawalawe no Sri Laka. O abastecimento fica a cargo do Rio Walawe e alguns animais podem ser catalogados ali, como elefantes e diversas espécies de aves aquáticas, além de incontáveis tipos de peixes.

Fonte: diarioinsano.com.br

Lago Volta – Gana

Com superfície maior do que qualquer outro reservatório no planeta, o Lago Volta surgiu após a construção da hidrelétrica Akosomba, uma das principais de todo o país. Porém, existe uma controvérsia sobre a floresta submersa: árvores com madeiras tropicais de grande valor estão sofrendo pela falta de oxigênio provocado pela presença de água.

Fonte: diarioinsano.com.br