O Brasil é um país que reúne uma das mais espetaculares biodiversidades de todo o mundo. A fauna brasileira reúne nada menos que 116 mil espécies, representando 9% de toda a fauna global. Além disso, 30% das aves do planeta habitam o território brasileiro.
Não é de se estranhar que haja muitos animais exclusivos do Brasil, sendo que alguns deles são exclusivos de determinadas regiões ou biomas. Conheça alguns desses animais que são encontrados apenas em terras brasileiras:
Quatro animais exclusivos do Brasil
Macaco Cuxiú Preto
Espécie de macaco encontrada só no Brasil, mais especificamente na Floresta Amazônica e na Reserva de Tapindaré, região de Igarapé Gelado e Floresta Nacional de Tapirapé-Aquirí, áreas de proteção ambiental. N
Trata-se de um animal ameaçado de extinção e que possui um curioso nome científico: Chiropotes Satanas. Apesar deste nome, o Macaco Cuxiú Preto não possui nenhuma característica que justifique tão indesejável alcunha, exceto pelos caninos muito grandes, com inclinação para frente.
Arara Azul
Originária do pantanal, a Arara Azul gosta de andar em bandos e é adepta do “até que a morte os separe”. Uma vez formado um casal, as araras não mais se separam e se dividem na tarefa de cuidar dos filhotes.
Trata-se de uma ave de penas azuis, com pequenas manchas amarelas, que tem por peculiaridade imitar os sons humanos e de outros animais. Alimenta-se de castanha de coco da palmeira, frutas, verduras e legumes. A preferência, com relação ao habitat, são os galhos de manduvi.
Tatu-bola
Esse é nordestino puro sangue, já que só se encontra a mascote da Copa do Mundo de 2014 na caatinga nordestina — especificamente nos estados de Ceará, Piauí, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Ameaçado de extinção, ficou conhecido com tatu-bola por causa de sua forma de se depender de predadores, enrolando o corpo e ficando semelhante a uma bola.
Seriema
É bem verdade que a Seriema, uma ave característica do cerrado, não chega a ser um animal totalmente exclusivo do Brasil (já que também pode ser encontrada na região norte da Argentina e Uruguai, além de Paraguai e Bolívia), mas é como se fosse. Esse animal se alimenta de pequenas cobras e se tornou uma espécie de guardião das fazendas, emitindo sinais de alerta quando identificam a chegada de intrusos.
Imagem 1: iStock / Getty Images Plus / GlobalP
Imagem 2: iStock / Getty Images Plus / acioPhilip
Imagem 3: iStock / Getty Images Plus / wrangel
Imagem 4: iStock / Getty Images Plus / MikeLane45