Fonte: Flickr / Andries A ave pode pesar até 10 quilos e ter 1,60 metros de altura.

Pertencente à família Ciconiidae, o Tuiuiú é bem conhecido em todo o território nacional, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. É considerado um dos símbolos do Pantanal por sua beleza ímpar: pescoço alongado e preto em contraste com o peito vermelho é um dos principais atributos associados à ave por especialistas de todo o mundo. Além do visual, o Tuiuiú é a maior ave voadora já catalogada naquela região.

Para se compreender o porte da ave, em fase adulta o Tuiuiú pode chegar até a 1,5 metros de comprimento e aproximadamente três metros de envergadura (de uma asa à outra). Além disso, pode pesar até 10 quilos e ter 1,60 metros de altura. Outra medida impressionante da ave é que seu bico, além de ser muito duro, pode chegar a  30 cm.

Todo este porte garante facilidade na hora de se alimentar. O Tuiuiú (Jaburu) prefere caçar peixes, répteis, moluscos ou pequenos mamíferos. Ainda pode se alimentar de pescado morto, ou seja, também desempenha um papel bem importante para evitar grandes quantidades de peixes mortos por falta de oxigênio durante a seca. Os peixes favoritos do cardápio são: muçum e traíra.

Fonte: Flickr / Claudio Dias A ave faz seus ninhos no chão ou em topos de árvores.

Como é na época da reprodução dos Tuiuiús?

Na região do Pantanal, o Tuiuiú tem seu ciclo de reprodução iniciado logo quando as águas baixam os níveis.  Interessante notar que o casal de Tuiuiús fica bem unido durante o ciclo reprodutivo e os dois fazem danças de acasalamento. Outro indício que as aves estão nesta fase é a vermelhidão acentuada do papo, provocada pela irrigação sanguínea.

A ave prefere construir seus enormes ninhos (maiores entre todos os tipos de aves do Pantanal) em grupos que podem chegar até seis unidades. Normalmente, são feitos os ninhos em árvores bem altas, porém podem ser posicionados também no solo dependendo da vegetação. Os ninhos são feitos de galhos grossos (parte externa) e capim e plantas aquáticas (interior). Tal estrutura é ideal para manter os ovos incubados por aproximadamente 60 dias.

Curiosidades sobre o Tuiuiú

– Nome científico: Abiru Mycteria;

– É uma ave migratória;

– Tuiuiú para os indígenas significa “pescoço inchado muito grande”;

– No estado do Amazonas é conhecido por Cauauá e no centro-oeste por tuim-de-papo-vermelho;

– Mais para o sul do Brasil, é conhecido por Jabiru;

– A fêmea tem normalmente o bico menor do que o macho;

– Assim como a cegonha, o Tuiuiú voa com o pescoço e pernas esticados;

– Os ninhos dos Tuiuiús podem chegar a medir até 70 cm de altura e ter um diâmetro de 1,85m. Já foram, inclusive, registrados ninhos com mais de três metros de diâmetro;

– Os filhotes saem do ninho após três meses aproximadamente.