A água do planeta: Você sabe o que é pegada hídrica?

552 Visualizações
© Depositphotos.com / silverjohn Água.

Ligada a diversas funções que fazem parte do dia a dia das pessoas e empresas – como na produção de alimentos, roupas, papel, refrigeração, entre outros –, o consumo da água do planeta é cada vez maior e muitas vezes desproporcional.

Estudos apontam que a agricultura é, de longe, a que mais gasta água (entre 65% e 70% do consumo), seguida pela indústria (24%) e pelo uso doméstico (entre 8% e 10%). Estima-se que para produzir um quilo de carne bovina, por exemplo, são gastos 15,5 mil litros de água e para fazer um quilo de algodão, são utilizados mais de dez mil litros.

Para ilustrar esse gasto a Water Footprint, organização internacional que promove estudos sobre a água, criou a Pegada Hídrica, um indicador que desempenha um importante papel na sociedade: o da conscientização.

O consumo pode ocorrer de duas formas: a direta, quando alguém abre a torneira para realizar alguma ação e a indireta, pela aquisição de objetos de consumo. E é esta segunda que preocupa a organização, já que ela passa despercebida pelas pessoas. Isso porque ninguém relaciona as enormes quantidades de água utilizadas na produção de determinados produtos. É totalmente inconsciente.

Para aferir o valor utilizado e gasto, o indicador é dividido em três tipos:

• Azul – mede o volume das águas de rios, lagos e lençóis freáticos, utilizadas na irrigação, processamentos diversos, lavagens e refrigeração;

• Verde – se relaciona à água das chuvas, necessária ao crescimento das plantas;

• Cinza – mede o volume necessário para diluição de um determinado poluente até que a água retorne a condições aceitáveis.

© Depositphotos.com / elenathewise Água limpa.

Dessa forma, ele mostra o volume de água gasto em cada produto, oferecendo ao consumidor condições de analisar seus gastos e optar pelo produto que se apresente como mais econômico. A pegada também busca atingir empresas, estimulando fabricantes a reduzir, em seus processos de produção, o uso desse recurso tão importante.

Para viabilizar a ideia e facilitar os acessos, a companhia criou uma calculadora em seu site, que baseada em informações sobre seu consumo, informa o tamanho da sua pegada hídrica.