4 de outubro: é dia de celebrar a Natureza

116 views

A data foi instituída para nos fazer refletir sobre as ações humanas em relação à natureza

No próximo dia 4 de outubro é dia de celebrar a Natureza. A data foi instituída com o objetivo de conscientizar e educar as pessoas sobre as melhores práticas para proteger o meio ambiente, já que o planeta Terra possui uma quantidade limitada de recursos, dos quais dependemos inteiramente para viver, como a água, o ar, a terra e todo o verde.

Por isso, para ter um planeta melhor, é importante que busquemos um estilo de vida mais sustentável, pois as escolhas que fazemos em nossas vidas afetam diretamente o meio ambiente, o clima e outras espécies.

Sendo assim, há muito que podemos fazer para reduzir nossa pegada no planeta, procurando interferir cada vez menos na natureza.

Confira abaixo 4 dicas para refletir e colocar em prática neste Dia da Natureza:

Pense antes de comprar

“Reduzir, Reutilizar, Reciclar” pode parecer batido, mas este é um lema que deve ser usado sempre que decidimos comprar algo. Cada produto que adquirimos – seja ele qual for – possui uma pegada ecológica, que inclui desde os materiais usados ​​para criá-lo até a poluição emitida durante a fabricação e as suas embalagens – que podem ir parar nos aterros sanitários ou lixões, ao invés de serem recicladas. Portanto, antes de comprar, pergunte-se: “eu realmente preciso disso?”.

Deixe o carro na garagem

Mudar os seus hábitos de locomoção ajuda a reduzir drasticamente a sua pegada de carbono. Caminhe, ande de bicicleta, compartilhe caronas ou use transporte público sempre que possível. Agora, se você depende do carro no dia a dia, é importante mantê-lo com a mecânica e os ajustes em dia. Um pneu calibrado, por exemplo, pode elevar a eficiência de combustível em 40%.

Coma menos carne

A indústria da produção de carne é uma das que mais causam danos ao planeta. Ela é responsável pelo uso de grandes quantidades de água, além de ser apontada como a causa do desmatamento, da emissão de poluentes e de gases de efeito estufa. Por isso, ao reduzir o consumo de carne, a sua pegada ambiental também é reduzida.

Promova uma horta comunitária

Não se trata apenas de cultivar sua própria comida. Ao criar uma horta comunitária em seu bairro, você estará ajudando a promover uma vida sustentável no seu entorno.

Os espaços verdes não são importantes apenas para o seu estado de espírito. Nas cidades, eles desempenham um papel fundamental na compensação das emissões de carbono.

Aproveite esta data e repense os seus hábitos. Nós temos apenas um planeta Terra e somos totalmente dependentes de seus recursos para a nossa sobrevivência.