21 curiosidades sobre as joaninhas

1.205 Visualizações

As joaninhas são da família coccinellidae, insetos coleoptera que se destacam por seu corpo semiesférico, com 6 patas curtas, asas membranosas muito desenvolvidas, carapaça colorida e pintada, e antenas delicadas, que são usadas para cheirar e sentir o gosto das coisas.

Esse inseto além de ser um bicho de jardim, é predador de pequenas pragas no mundo animal. Elas são agradáveis aos agricultores, no entanto, sofrem com a ameaça de agrotóxicos.

A joaninha existe nas cores vermelha, amarela e até mesmo verde, e muitas possuem características e curiosidades fascinantes, além de ser uma das espécies mais importantes no Brasil.

Sua espécie é uma excelente predadora e em sua maioria, alimentam-se de ovos e larvas de outros insetos, influenciando de modo direto no ecossistema. Em algumas culturas é considerada como papel regulador, agindo no controle biológico, o que proporciona proteção a diversidade, contribuindo para a fertilidade do solo.

Simbologia

Além disso, as joaninhas são na simbologia, sinônimos de amor, fertilidade e equilíbrio, e é dito por aí, que ao se deparar com uma, a quantidade de pintas que há em suas costas corresponde ao número de meses passados até que um amor verdadeiro surja na vida dessa pessoa.

Na Ásia, eles acreditam que se a joaninha é pega e é solta, ela voará até o verdadeiro amor. Diferente da China, que é sinal de boa sorte, uma vez que os insetos são abençoados por Deus.

Para os franceses, se uma joaninha pousa em uma pessoa, levará toda sua tristeza e aflição embora, limpando sua alma, trazendo renovação. Enquanto nos Estados Unidos, vê-las voando durante a primavera significa sinal de colheita farta naquele ano.

Curiosidades

Separamos 21 fatos curiosos que você talvez não conheça, e se surpreenda. Confira conosco!

  1. As joaninhas são um tipo de besouro;

  2. Elas fazem parte da família coccinellidae, que possui cerca de 4.500 espécies e 350 gêneros;

  3. Elas podem medir de 1 até 10 milímetros;

  4. A joaninha pode viver em torno de 6 meses, mais precisamente, 180 dias;

  5. Elas passam por uma metamorfose completa durante seu processo de desenvolvimento;

  6. Elas vivem em diversos jardins ao redor do mundo inteiro;

  7. Seu nome científico é coccinellidae e o nome joaninha pode representar aspectos religiosos;

  8. Nos Estados Unidos elas são conhecidas como “ladybugs” e no Reino Unido como “ladybirds”;

  9. Elas são consideradas insetos muito úteis;

  10. As joaninhas se alimentam de insetos considerados pragas agrícolas, como os pulgões, afídeos, moscas das frutas, piolhos da folha, entre outros;

  11. Elas podem comer até 5.000 pulgões durante toda sua vida;

  12. Caso falte comida, elas podem praticar o canibalismo;

  13. Além da cor vermelha clássica, elas podem ser encontradas em cor amarela, laranja, verde, cinza, branco e marrom. Algumas possuem corpos pretos com manchas coloridas ou copos coloridos com bolinhas pretas;

  14. No mundo, existem mais de 5.000 espécies de joaninhas;

  15. Elas são consideradas besouros sagrados desde a idade média. Na Europa Medieval, as culturas foram tomadas pelos insetos, e muitos oravam pedindo socorro, recebendo como resposta as joaninhas para matarem as pragas;

  16. A fêmea pode colocar até mil ovos durante sua vida inteira. Mas nem todos os ovos são férteis, e os que não chocam servem de alimento para larvas;

  17. Elas não são tóxicas para o ser humano;

  18. Suas luzes servem como advertência para que as pragas fiquem longe;

  19. Os principais predadores das joaninhas são os pássaros, rãs, vespas, aranhas e as libélulas;

  20. Elas são animais de sangue frio e hibernam no inverno;

  21. Por fim, elas são simbolizadas como sorte para algumas culturas.