Saiba quais os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global

7.607 Visualizações
O aquecimento global tem como principal característica o aumento da temperatura média do planeta.

Com o passar do tempo, alguns fenômenos naturais têm se apresentado de maneira extrema, causando pânico e preocupação na população. Ondas de intenso calor, secas prolongadas, grandes tempestades, fortes furacões e geleiras derretendo são alguns problemas que têm se tornado mais comuns e frequentes.

Essa alteração nos fenômenos naturais acontece graças ao aumento da temperatura média do planeta, um fenômeno que recebe o nome de aquecimento global. Muitos pesquisadores defendem a tese de que este problema vem acontecendo principalmente graças ao aumento da emissão de gases (combustíveis fósseis), que formam uma camada de poluentes e ocasionam o efeito estufa (falta de dispersão do calor).

Aqui no Brasil, os efeitos do aquecimento global podem chegar até o final do século. Nas regiões sudeste e sul, o aumento da temperatura média pode chegar a até 0,5%, enquanto as regiões centro-oeste, norte e nordeste poderão ter um aumento de 1,5%. Isso tudo acontecerá levando em consideração um controle da emissão de gases. Caso isso não aconteça, o cenário será outro: a temperatura aumentaria mais do que o dobro do que foi projetado pelos cientistas.

Sabemos o problema, sabemos suas difíceis consequências, mas quais os principais fenômenos responsáveis pelo aquecimento global? Descubra a seguir:

Fenômenos responsáveis pelo aquecimento global

Práticas humanas não sustentáveis

Os seres humanos, que serão diretamente prejudicados pelo aquecimento global, ironicamente são culpados pelo fenômeno. Isso porque algumas ações humanas são responsáveis por destruir recursos naturais e degradar o meio ambiente para as gerações futuras.

Desmatamento das áreas naturais

A remoção forçada da vegetação promove um grande desequilíbrio climático, já que a flora controla as temperaturas e os regimes de chuva. A floresta amazônica é a maior abastecedora de umidade para a atmosfera. Levando isso em consideração, podemos concluir que o desmatamento florestal contribui de uma maneira direta para a elevação das médias de temperatura, além da baixa nos índices de volume de chuva em muitos lugares.

Emissão de gases-estufa

Entre os gases que são prejudiciais, os principais são: dióxido de carbono (oriundo da queima de combustíveis fósseis), gás metano (gerado pela pecuária, queima de combustíveis e pelos aterros sanitários), óxido nitroso (gerado pelas fábricas e indútrias) e gases com flúor (fluorhidrocarbonos e perfluorocarbonos).

Poluição das águas

Quando nos referimos aos oceanos, há alguns seres vivos que são responsáveis por absorver gás carbônico e emitir oxigênio. Dessa forma, destruir o habitat dessas espécies interfere diretamente na dinâmica atmosférica global.

Imagem: Alexandrum79 / iStock / Getty Images Plus