Sachês pós-consumo da Nestlé viram artigos esportivos

2.089 views

Projeto combina ação social, sustentabilidade e esporte.

Em um projeto que une inovação e sustentabilidade, e reforçando a importância da circularidade dos produtos de consumo, a Nestlé desenvolveu uma ação para reciclar as embalagens plásticas dos achocolatados de uma de suas marcas mais tradicionais, a Nescau.

A iniciativa é uma parceria com a Boomera, startup nacional de economia circular. Juntas, as duas empresas uniram tecnologia e consciência ambiental e, ao desenvolverem um material reciclado pós-consumo próprio a partir dos sachês de Nescau, deram vida a mais de 200 itens esportivos, como traves de futebol, cestas de basquete e postes de vôlei.

Em cinco meses, duas toneladas de resíduos foram recolhidas por catadores e catadoras e vendidas pelas dez cooperativas que participaram do projeto. Os materiais produzidos, que também incentivam o esporte em comunidades carentes, foram doados para a ONG Bairro da Juventude, que fica em Criciúma, no estado de Santa Catarina.

O processo de transformação e de desenvolvimento da resina até a finalização da produção dos materiais esportivos é fruto de anos de pesquisa considerando todos os testes necessários para garantir a performance dos novos produtos e o respeito às questões ambientais envolvidas.

Mesmos ideais, produtos diferentes

Cada vez mais organizações unem esforços conjuntos, unindo tecnologia e consciência para gerar impactos sociais e ambientais positivos. Mas é sempre importante ressaltar que está ao nosso alcance promover atitudes que colaborem para que o plástico usado no dia a dia tenha um aproveitamento maior.

O primeiro passo é adotar práticas que facilitem e tornem a coleta mais organizada. É assim que funciona o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, uma iniciativa da Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental, e conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova. Criado em 2018, a iniciativa tem como objetivo dar um destino correto aos copos plásticos usados nos ambientes corporativos ou em eventos. Esses resíduos são coletados pela equipe da Dinâmica Ambiental e encaminhados para reciclagem, onde serão transformados em resina pós-consumo, usada na fabricação de tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros produtos de utilidade diária.

Outra vertente da ação é o foco na educação, com orientação e treinamento aos colaboradores quanto aos procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

Com atitudes responsáveis, preservamos os recursos naturais, respeitamos o planeta e o transformamos em um lugar muito melhor para se viver. O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis é um exemplo desse tipo de atitude. Para aderir, basta entrar em contato com a Dinâmica Ambiental.

Fontes: Embalagem Marca | Boomera | Nestlé