Empresa cria primeira lente de contato neutra em plástico

396 views

Mais um passo em busca das lentes sustentáveis.

A CooperVision, uma das líderes mundiais na fabricação de lentes de contato, firmou, neste ano, uma parceria com a Plastic Bank – empresa canadense sem fins lucrativos e especializada em criar ecossistemas sustentáveis, a fim de fabricar embalagens a partir da reciclagem de resíduos plásticos descartados em praias.

Como resultado dessa parceria, a família de lentes de descarte diário Clariti 1 day passa a ser a primeira lente de contato neutra em plástico. Na prática, funciona assim: para cada caixa do produto distribuída nos Estados Unidos, a CooperVision financia a coleta, o processamento e a reutilização de resíduos em volume equivalente ao plástico utilizado nas lentes e embalagens dessa linha de produto.

“Nossa dedicação ao bem do planeta se tornou fundamental para a forma como a CooperVision opera. Temos um forte histórico no esforço de tornar nossas operações cada vez mais sustentáveis, com foco em áreas nas quais podemos causar o maior impacto”, disse Melissa Kiewe, vice-presidente de Marketing da CooperVision para os Estados Unidos.

O plástico desempenha um importante papel na fabricação das lentes de contato, seja para manter a higiene do processo como para garantir uma proteção estéril. Para causar menos impacto ambiental, as soluções mais eficazes de combate a essa problemática são a reutilização e o consumo consciente.

“Ações de governança ambiental e social, como a parceria com o Plastic Bank, nos enchem de orgulho. Espero que iniciativas como a nossa possam culminar em uma série de outras movimentações no mercado, e que consigamos cuidar da saúde ocular das pessoas de forma social e ambientalmente responsáveis”, afirma Gerson Cespi diretor geral da CooperVision no Brasil.

Dedicação ao bem do planeta

Com o lançamento da Clariti 1 day, a CooperVision está oferecendo aos profissionais de saúde ocular e usuários de lentes de contato uma opção simples e ambientalmente sustentável para causar um impacto positivo no meio ambiente. Nos primeiros três meses dessa parceria nos EUA, a CooperVision e a Plastic Bank impediram que mais de 111.000 quilos de resíduos plásticos entrassem no oceano – o que equivale a mais de 5,5 milhões de garrafas plásticas descartáveis.
Essa parceria cria um impacto ambiental, social e econômico extremamente benéfico para as comunidades de catadores e para o mundo.

Não é só lá fora que existe essa preocupação

Nosso país não fica de fora quando o assunto são iniciativas sustentáveis que visam ao reaproveitamento dos plásticos. Uma empresa que sempre teve essa preocupação é a Braskem que, em parceria com a Dinâmica Ambiental e apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, criou em 2018 o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

A ação tem como objetivo incentivar organizações a destinarem corretamente os copos plásticos após o seu uso, além de também disseminar informações e boas práticas sustentáveis junto aos colaboradores. Esses resíduos são coletados pela equipe da Dinâmica Ambiental diretamente nas empresas que participam do programa e transformados em resina pós-consumo. Após passar por este processo, o plástico ganha nova vida, podendo ser aplicado nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.

Se você também deseja fazer parte dessa solução, entre em contato com a nossa equipe e peça mais informações sobre como a sua empresa pode contribuir com a economia circular.

Fontes: EmbalagemMarca | Plastic Bank | CooperVision