Carrefour e Klabin: parceiras pela economia circular de papéis

91 views

O que acontece quando a maior produtora de papéis e embalagens de papel se une a um dos principais grupos do varejo alimentar pela sustentabilidade do planeta?

Exatamente: o resultado são toneladas de materiais retornando à cadeia de consumo, ao invés de poluir o meio ambiente nos aterros sanitários do país.

A boa notícia é um projeto piloto iniciado pelo Carrefour e pela Klabin que já coletou mais de 1.600 toneladas de papel convertidas em embalagens de papelão ondulado para o comércio eletrônico da rede varejista.

Até agora, 37 lojas da rede varejista localizadas no estado de São Paulo, direcionam as embalagens de papel-cartão e de papelão ondulado para as unidades de processamento da Klabin. Por meio de técnicas ecoambientais que promovem manejo consciente dos recursos naturais e não renováveis, o material reciclado é reintegrado na cadeia como matéria-prima e reutilizado na produção de novas embalagens, que podem ser identificadas pelos consumidores que utilizam o e-commerce.

Economia circular de outro importante resíduo

O avanço na transição da economia linear para um modelo circular requer iniciativas que fechem o ciclo de consumo dos produtos. Aqui falamos do papel mas, felizmente, outros resíduos podem ser reciclados e inseridos novamente na cadeia de consumo. O plástico é um excelente exemplo.

Geralmente utilizado na produção de bancos de parque, equipamentos para playground, acessórios para automóveis, tampas de cosméticos e produtos de limpeza, o plástico reciclado vem se tornando cada vez mais popular devido à durabilidade e aos benefícios ambientais que oferece.

É desta forma que são destinados os copos coletados pelo Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, iniciativa da Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental, e conta com o apoio da Copobras, Altacoppo, Unigel e Innov, que tem o objetivo de dar o destino correto a este resíduo tanto utilizado nos ambientes corporativos.

Os copos descartáveis são retirados nas empresas que participam do programa pela equipe da Dinâmica Ambiental, que os envia às recicladoras, onde serão transformados em resina pós-consumo, empregada na fabricação de novos produtos.

Além de contribuir para a economia circular, o programa também orienta as empresas e seus colaboradores a implementarem procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

Ao aumentar a reintrodução desses resíduos na cadeia produtiva, garantimos um ciclo contínuo da matéria-prima. As empresas que tiverem interesse em aderir a esta ação, podem entrar em contato com a Dinâmica Ambiental para mais informações.

Fontes: Planeta | EmbalagemMarca