A economia circular pode ser a solução para a economia mundial pós Covid-19

437 views

A economia mundial vem sentindo os efeitos da pandemia causada pela COVID-19 com muitas atividades econômicas se sentindo ameaçadas.

Por conta disso, um grupo de pesquisadores do Reino Unido, Malásia, Nigéria, Emirados Árabes e Japão, liderado pelo WMG, um departamento da Universidade de Warwick, concluiu que a adoção de estratégias de economia circular seria a melhor maneira para a recuperação da economia mundial.

Pandemia

A Organização Mundial de Saúde declarou a pandemia da Covid-19 em 11 de março de 2020, quando viu as cadeias de abastecimento globais severamente interrompidas e o mercado financeiro instável, resultando em um verdadeiro desastre econômico transfronteiriço. Bloqueios e fechamentos de fronteiras destruíram os principais pilares de sustentação das economias mundiais modernas, com o choque econômico devido a essas medidas ainda pesando em todo o mundo.

Sendo assim, em um artigo intitulado “Uma análise crítica dos impactos da Covid-19 na economia global e nos ecossistemas e oportunidades para estratégias de economia circular“, publicado na revista Resources, Conservation and Recycling, um grupo de pesquisadores liderados pelo WMG, a Universidade de Warwick, analisou os impactos negativos e positivos da pandemia.

A conclusão chegada pelo grupo é a de que para tornar o mundo resiliente no pós Covid-19, a adoção da economia circular é a melhor alternativa para todos os setores.

De acordo com o Dr. Taofeeq Ibn-Mohammed, do WMG da Universidade de Warwick, as ações de economia circular propostas pelo grupo tem como objetivo abraçar todos os setores, com diferentes estratégias para cada um. “A pandemia destacou a loucura ambiental de ‘extrair, produzir, usar e despejar’. O modelo econômico de fluxos de materiais e energia, além das resoluções de curto prazo para lidar com a pandemia, não serão sustentáveis ​​no longo prazo, pois não refletem melhorias nas estruturas econômicas da economia global”.

Economia circular na prática

Em todo o mundo, projetos vêm sendo realizados para possibilitar que a economia circular seja praticada efetivamente, com resultados visíveis e satisfatórios.

Um dos cases que vêm contribuindo para isso, é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis – uma iniciativa da Braskem, realizada em parceria com a Dinâmica Ambiental e que conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo e Unigel.

Por ser um material muito requisitado, principalmente por conta do risco de contaminação pela Covid-19, os copos descartáveis utilizados pelas empresas que participam deste programa são coletados e reciclados de forma correta e segura – tanto para os colaboradores  como para o meio ambiente.

E se você deseja saber como a sua empresa pode também aderir a este programa e colaborar com a economia circular, basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental, que lhe dará informações detalhadas.

Fonte: https://warwick.ac.uk/