Plastiweber recicla toneladas de resíduos plásticos em escolas do Rio Grande do Sul

165 views

Quando a atenção ao meio ambiente caminha ao lado da educação, a consciência ambiental cria raízes e isso é bom para o planeta, ótimo para nós e melhor ainda para as futuras gerações.

Este é o pensamento da Plastiweber, empresa de soluções sustentáveis, que tem a missão de promover a economia circular de resíduos plásticos localizada no município de Feliz, no Rio Grande do Sul.

No ano passado, a empresa gaúcha bateu a marca de 7.760 quilos de plástico coletados para reciclagem em 27 escolas municipais em Feliz e em regiões metropolitanas do Vale do Caí. As instituições fazem parte do Projeto Escola Sustentável, desenvolvido pela Plastiweber com o objetivo de conscientizar crianças e jovens sobre a importância do descarte correto dos resíduos e sobre o valor do plástico para a economia circular, a partir de atividades de educação ambiental.

De 2016 até hoje, o projeto já angariou e reintegrou à cadeia produtiva um total de 36 mil quilos de plástico e alcançou mais de 30 mil alunos. Além disso, por cada quilograma de plástico pós-consumo, a Plastiweber dá às escolas participantes um retorno econômico para a promoção de melhorias e de compra de materiais necessários.

Só com os resíduos coletados ao longo de 2021, a Escola Sustentável colaborou para a redução de 15 mil quilos de gases de efeito estufa, evitou que 7 toneladas de plástico fossem para aterros e promoveu uma economia de 23 mil quilowatts de energia elétrica, de 61 mil litros de água e 9 mil litros de petróleo.

Mais iniciativas exemplares!

Assim como o projeto Escola Sustentável da Plastiweber, outra iniciativa que contribui para que resíduos plásticos descartáveis não tenham como destino final os aterros sanitários é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

Idealizado pela Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental e apoio da Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, o programa também incentiva e encaminha para a reciclagem de forma correta e eficiente esses materiais tão amplamente consumidos em ambientes corporativos e eventos.

Como funciona:
Os copos descartáveis são recolhidos pelas equipes da Dinâmica Ambiental e encaminhados às recicladoras. Lá, esses resíduos são transformados em resina pós-consumo e ganham novas utilidades, podendo ser aplicados nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.

Além da reciclagem, o programa também é educativo, já que os colaboradores das empresas participantes recebem treinamentos sobre o processo de descarte e outras boas práticas sustentáveis. Assim, eles podem compartilhar essas informações com a família e levar a sustentabilidade para dentro de casa!

Se você também deseja seguir esses exemplos inspiradores da Plastiweber e da Braskem, e quer contribuir para um planeta melhor para esta e as próximas gerações, entre em contato agora mesmo e saiba como fazer a adesão da empresa que você trabalha no Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis!

Fonte: Doze+ Assessoria de Imprensa