Plastic Bank® coleta um bilhão de garrafas plásticas para proteger os oceanos

402 views

O Plastic Bank é uma empresa que constrói ecossistemas de reciclagem ética em comunidades costeiras e reprocessa materiais para reintrodução na cadeia de fornecimento de manufatura global. Essa forma de atuação está ajudando o mundo a impedir o avanço do plástico oceânico enquanto melhora a vida das comunidades de catadores.

Funciona assim: o Plastic Bank estabelece agências de coleta de lixo em países que carecem de infraestrutura adequada de gestão de resíduos. Os coletores recebem um prêmio pelos materiais que coletam, o que os ajuda a suprir as necessidades básicas da família, como mantimentos, combustível para cozinhar, mensalidades escolares e seguro saúde.

O que acontece com o lixo plástico coletado?

O plástico coletado nessas agências é separado e reintroduzido na cadeia de reciclagem para ser utilizado na fabricação de produtos e embalagens.

Recentemente, o Plastic Bank atingiu um marco importante: 17 mil coletores em todo o mundo coletaram um total de um bilhão de garrafas plásticas, que serão devolvidas ao ciclo produtivo. São mais de 20 milhões de quilos de plástico que, de outra forma, poderiam ter acabado no mar.

Parceria de mão dupla

Um dos principais parceiros do Plastic Bank é a Henkel, gigante alemã de produtos químicos, que têm usado cada vez mais este plástico reciclado nas embalagens de produtos da unidade Henkel Beauty Care.

É meta da Henkel tornar suas embalagens 100% recicláveis ​​ou reutilizáveis até 2025. Para isso, será preciso reduzir pela metade a quantidade de novos plásticos de base fóssil, o que permitirá o aumento da proporção de plástico reciclado para mais de 30%. Ou seja, a parceria é um elemento importante na estratégia de sustentabilidade de longo prazo da Henkel e fundamental para os objetivos da Plastic Bank de, cada vez mais, promover a economia circular e o progresso social.

Mais iniciativas para um melhor destino do plástico

Outro importante exemplo bem sucedido é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, uma iniciativa de outra gigante, a Braskem, realizada em parceria com a Dinâmica Ambiental.

Com o apoio da Copobras, da Altacoppo, da Unigel e da Innova, o programa possibilita que estes resíduos sejam coletados nos ambientes corporativos, estabelecimentos comerciais e espaços de evento, reciclados e transformados em novos produtos – seguindo, portanto, os princípios da economia circular. Além disso, também fornece orientação e treinamentos aos colaboradores quanto à importância da reciclagem e do descarte correto.

Qualquer empresa pode contribuir e seguir esses bons exemplos! Para isso, basta entrar em contato com os representantes da Dinâmica Ambiental.

Fonte: Henkel