O que os plásticos podem se tornar quando reciclados

646 views

Uma das coisas que todos nós podemos fazer para proteger e melhorar nosso meio ambiente é reciclar. Vamos dar uma olhada em alguns dos plásticos que você usa no dia a dia para ver no que eles podem se tornar, quando reciclados.

Garrafas e frascos

Recipientes de produtos de limpeza doméstica e higiene são leves, resistentes e geralmente são feitos de um tipo de plástico diferente das garrafas de bebidas. Quando reciclados, além de novas garrafas e recipientes, podem virar madeira plástica, mesas de piquenique, móveis de jardim, equipamentos de playground e lixeiras.

Sacos e embalagens plásticas

Esses materiais podem ser transformados também em madeira plástica que é usada para fazer bancos de parques, decks e cercas de quintais e equipamentos de playground.

Garrafas PET

Esses materiais viram camisetas, suéteres, jaquetas de lã, isolamento para jaquetas e sacos de dormir, carpetes e mais garrafas. São necessárias cerca de 10 garrafas PET para fazer fibra de plástico suficiente para uma nova camiseta, 63 garrafas para fazer um suéter, apenas 14 garrafas para criar isolamento de uma jaqueta de esqui e 114 para fazer isolamento de um saco de dormir.

Tampas de garrafa

Mesmo que sejam feitas com um tipo de plástico diferente do das garrafas, as tampas devem ser colocadas de volta nas garrafas antes de jogá-las em latas de reciclagem. Podem ser recicladas em baterias de carro, ancinhos de jardim, recipientes de armazenamento, sacolas de compras reutilizáveis, fios, cordas, vassouras e mais tampas de garrafa.

Embalagem de espuma

Por incrível que pareça, a embalagem de espuma plástica, na verdade, é composta por mais de 95% de ar! Programas de reciclagem inovadores podem transformá-las em produtos plásticos como isolamento, molduras, produtos de construção e, claro, mais embalagens de espuma.

Copinhos descartáveis de café e água

Os copos descartáveis usados em escritórios geralmente são feitos polipropileno, um material que pode ser facilmente inserido no mercado da reciclagem. Um dos resultados mais promissores nesse sentido é a produção de microfibra feita a partir desses copinhos para aplicação na indústria têxtil – e que já é uma alternativa a um custo mais acessível e viável para atender a essa demanda. Os tecidos fabricados com as microfibras de polipropileno com material reciclado também são recicláveis e, ao final da vida útil, se descartados adequadamente, poderão ser transformados em novas malhas ou outros produtos.

E uma maneira de fazer com que os esses materiais tenham um destino sustentável é aderindo ao Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, uma iniciativa da Braskem em parceria com a Dinâmica Ambiental e que conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova.

Neste trabalho, a equipe da Dinâmica Ambiental coleta os copos descartáveis nas empresas participantes e os encaminha para a triagem e reciclagem, para depois serem empregados na fabricação de novos produtos, como tampas para cosméticos, utensílios domésticos, entre outros.

Se você também deseja conhecer mais e fazer parte da solução para o descarte correto dos copos plásticos, acesse aqui o site da plataforma.

Fonte: Recycle Your Plastics