Nas festas de fim de ano, seja responsável com os seus resíduos

445 views

Dezembro é o mês em que as empresas, amigos e familiares promovem festas e confraternizações. E nestes eventos, geralmente é gerado muito lixo, no entanto, é possível encontrar um melhor caminho para esses resíduos, que não seja o aterro!

Se você vai participar ou promover uma festa, confira essas dicas e contribua para uma festa mais sustentável!

 

1. Diga não ao desperdício de alimentos

Após uma festa é comum restar alguns alimentos e eles não precisam ir para o lixo (desde que tenham sido manuseados de forma correta e guardados sob refrigeração).

Restos de carne, por exemplo, podem servir de recheio para panquecas. Já as cascas de cebola, alho, tomate, cenoura etc, podem ser usadas para fazer um caldo de legumes natural. Basta congelar tudo, previamente higienizado, e depois cozinhar em água até soltar todo o sabor, cor e aroma. Congele o caldo em cubinhos (use forminhas de gelo) e use para temperar os seus pratos. Saladas, se estiverem murchas e impróprias para o consumo, podem ser compostadas. Se você não sabe o que é a compostagem, saiba mais aqui neste artigo.

 

2. Decore com simplicidade e aproveite o que você já tem

Você não precisa gastar uma fortuna para deixar o seu local mais bonito. É possível tanto usar o que você já tem como aproveitar materiais recicláveis para uma decoração criativa. E se precisar comprar algo, escolha coisas que podem ser recicladas ou reutilizadas.

Lembre-se de que às vezes menos é mais: reduza o máximo que puder e apenas aproveite a companhia uns dos outros sem exagerar com decorações que não poderão ser aproveitadas (e nem recicladas) depois. Aqui tem algumas ideias bem legais para você aproveitar.

 

3. Após a festa, separe e descarte os resíduos de maneira adequada

Ao final da festa todos os convidados vão embora, mas os resíduos ficam, para serem descartados ou reaproveitados. O primeiro passo é separar cada item por tipo (plástico, papel, alumínio e vidro). No entanto, existem formas ainda melhores de separação para a reciclagem – que ampliam a capacidade de aproveitamento de cada um deles.

Para as empresas, por exemplo, o plástico pode ser muito melhor aproveitado através do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis. Como o próprio nome diz, o programa foi criado para dar um melhor destino aos copos descartáveis, que são amplamente utilizados nos ambientes corporativos, em locais públicos e nas festas. Por se dedicar exclusivamente a um tipo de resíduo, o programa consegue um melhor aproveitamento do plástico nos processos de reciclagem.

O Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis é uma iniciativa da Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental, e também conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova.

E se você também deseja trazer a sua empresa para este programa, entre em contato e veja como participar dessa iniciativa sustentável e gratuita!

E não se esqueça: ao se reunir para a confraternização com amigos e familiares, não se esqueça de permanecer de máscara, evitar aglomerações, fazer uso de álcool gel e manter o distanciamento, sempre que possível!