Maneiras simples de aplicar a sustentabilidade em empresas pequenas

284 views

Que o futuro do planeta depende, cada vez mais, da adoção dos três princípios de sustentabilidade – reduzir, reutilizar e reciclar, isso todo mundo sabe. Por isso, apesar da pressão financeira e incerteza econômica impostas pela COVID-19, várias organizações estão migrando para a internet e aproveitando as oportunidades para economizar tempo e recursos, especialmente nas áreas de viagens, transporte e, por que não, prédios comerciais e edifícios residenciais.

Em homenagem ao mês do Meio Ambiente, aqui estão seis maneiras fáceis das pequenas empresas implementarem práticas sustentáveis.

Automação digital

Uma única folha de papel A4 equivale a 10 litros de água. Se a gente considerar que uma empresa pequena utiliza o equivalente a 10.000 folhas de papel A4 por ano, isso é suficiente para encher uma piscina grande.

Mudar para ferramentas digitais ajuda as empresas a economizarem recursos como papel (e as árvores que precisam ser cortadas para fazê-lo) e tinta de impressora. As ferramentas de automação digital também reduzem o desperdício e, com menos suprimentos de escritório para se preocupar, as empresas também podem liberar espaço no escritório.

Eletricidade verde

Opte por fornecedores de eletricidade verde e fornecedores de energia renovável, se eles estiverem disponíveis para você. Outra alternativa é considerar a instalação de painéis solares.

Embalagens sustentáveis

Optar por embalagens recicláveis ​​​e sacolas reutilizáveis contribui com a sustentabilidade. E com um número crescente de opções disponíveis para pequenas empresas, a adoção de alternativas de embalagens ecologicamente corretas nunca foi tão fácil. A dica é procurar fornecedores que ofereçam esse tipo de solução, como plásticos fabricados a parte da cana de açúcar ou de fontes de resíduos pós-consumo. Isso ajuda o meio ambiente e aumenta a fidelidade à marca entre os consumidores ecologicamente corretos.

Compensações de carbono

A compensação de carbono traz muitos benefícios, incluindo mais árvores, cursos de água mais limpos e mais investimentos em energia limpa. Ela ocorre quando um indivíduo ou empresa voluntariamente opta por pagar um preço para compensar as emissões de gases de efeito estufa emitidos por suas atividades. Os recursos são usados ​​para comprar uma forma de crédito que é investida em projetos que ajudem a reduzir as emissões, como projetos de conservação da biodiversidade. É importante lembrar que, embora as compensações de carbono sejam uma ferramenta para ajudar a mitigar o impacto ambiental, elas não devem ser vistas como uma licença para continuar poluindo sob uma atitude de “business as usual” e é melhor usado com outras estratégias sustentáveis.

E os copinhos de água e cafezinho, o que fazer com eles?

Sim, é possível colaborar com o meio ambiente se os copinhos de plásticos forem descartados corretamente. E, para isso, você pode contar com o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis de PP, iniciativa entre a Braskem e a Dinâmica Ambiental, que desenvolvem negócios e oportunidades de valorização de resíduos plásticos em processos que envolvem todos os elos da sua cadeia de reciclagem. Junto com elas, empresas como Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, que são parceiras do programa, garantem o sucesso da iniciativa.

Como funciona o trabalho?

Os copos descartáveis são coletados nas empresas participantes pela equipe da Dinâmica Ambiental e encaminhados para triagem e reciclagem onde são transformados em resina pós-consumo que serão utilizadas para a fabricação de novos produtos, como por exemplo, tampas para cosméticos e utensílios domésticos. Como a conscientização é uma parte fundamental quando se fala em sustentabilidade, os colaboradores recebem treinamentos periódicos sobre o descarte e um serviço de consultoria para auxiliar na redução de custos e na melhor gestão do consumo de energia, recursos hídricos e produtos. Além disso, a empresa ganha espaço em um dos maiores portais de meio ambiente da atualidade, o Pensamento Verde.

Quer aderir? Entre em contato pelo telefone (11) 4056-3365 ou e-mail e venha com a Dinâmica Ambiental conhecer o quanto você e o seu local de trabalho podem contribuir ainda mais com a reciclagem do plástico!