LEGO projeta o primeiro protótipo feito de plástico reciclado

519 views

Assim como as crianças estimulam a criatividade e o raciocínio lógico construindo, reconstruindo e desmontando com peças de LEGO, os técnicos da empresa têm feito o mesmo no laboratório!

Após 250 variações, produzidas por uma equipe de 150 engenheiros e designers ao longo de três anos, a LEGO anunciou recentemente o primeiro protótipo de peças feitas inteiramente com garrafas de plástico recicladas.

Esse protótipo ainda precisa passar por vários testes antes de entrar na fase de produção piloto, o que provavelmente levará até um ano. No entanto, as especificações parecem bem promissoras até agora, o que tem deixado a empresa bem animada, sobretudo porque é um compromisso global fabricar produtos a partir de fontes sustentáveis até 2030.

A LEGO tem feito pequenas alterações em seus brinquedos e embalagens desde 2018, quando começou a utilizar plástico vegetal produzido com etanol de cana-de-açúcar, ao invés do polietileno convencional à base de petróleo na produção das peças em forma de árvore, arbusto e folhas.

“Estamos empenhados em cumprir a nossa parte na construção de um futuro sustentável para gerações de crianças. Queremos que nossos produtos tenham um impacto positivo no planeta, não apenas com a brincadeira que inspiram, mas também com os materiais que usamos. Ainda temos um longo caminho a percorrer em nossa jornada, mas estamos satisfeitos com o progresso que estamos fazendo.” disse Tim Brooks, vice-presidente de Responsabilidade Ambiental.

Felizmente, outras empresas compartilham do mesmo empenho na construção de um futuro sustentável com iniciativas que promovem o reaproveitamento do plástico. Uma delas é o Programa de Reciclagem de Copos Recicláveis, da Braskem, em parceria com a Dinâmica Ambiental (especialista em logística reversa e gestão de resíduos) e apoio de empresas como Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, para valorizar a reciclagem deste material em toda sua cadeia produtiva.

A equipe da Dinâmica Ambiental coleta os copinhos descartáveis nas empresas participantes e os encaminha para a triagem e reciclagem onde serão transformados em resina para fabricação de tampas para cosméticos e utensílios domésticos, entre outros produtos. Além disso, o programa também orienta e incentiva os colaboradores dessas empresas a instituírem da melhor forma os procedimentos de logística para o destino correto de copos plásticos após o seu uso.

Se a sua empresa também faz uso dos copos descartáveis, não deixe de participar desse programa. Para isso, basta entrar em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental, que passará todas as informações sobre como é feita a logística reversa dos copos descartáveis.

Fontes: Lego | The Conversation