Conheça 4 resíduos que merecem um descarte especial

788 views

Todos nós podemos fazer a diferença praticando a reciclagem

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) o Brasil gera por ano quase 80 milhões de toneladas de resíduos que poderiam ser reaproveitados, mas recicla apenas 4%.

Os principais materiais que deixam de ser aproveitados são o plástico, que representa um desperdício de cerca de 6 milhões de toneladas, e o papel (ou papelão), que corresponde a 4,7 milhões de toneladas.

Esses números deixam claro que ainda há muito trabalho a ser feito neste setor, e  apesar de parecer algo muito distante da nossa realidade, nós também podemos contribuir para que estes materiais tenham seus ciclos de vida ampliados.

Por isso, nós relacionamos quatro diferentes resíduos que podem (e merecem) ter um descarte especial. Saiba mais sobre cada um deles:

1. Equipamentos eletrônicos

O Brasil produz cerca de 1,5 milhão de toneladas de lixo eletrônico por ano. Segundo a ONU, a Organização das Nações Unidas, isso torna o Brasil o sétimo produtor deste tipo de resíduo no mundo. Por isso, na hora de se desfazer de um equipamento eletrônico – como pilhas, baterias, celulares antigos -, o ideal é buscar um local adequado para o descarte. Para encontrar o lugar mais acessível, basta acessar este link.

2. Remédios

Jogar medicamentos vencidos ou que não têm mais serventia no lixo comum ou no vaso sanitário não é a melhor solução para este resíduo. Os sistemas de tratamento de esgoto não conseguem eliminar algumas substâncias dos medicamentos, que acabam contaminando o meio ambiente, podendo causar danos aos seres que nele habitam. Por este motivo, muitas farmácias e várias Unidades Básicas de Saúde (UBS) contam com um espaço para a coleta dos medicamentos vencidos, frascos, além de materiais cortantes e pontiagudos. Caso você não encontre nenhum ponto de coleta, procure a Vigilância Sanitária de seu município.

3. Latas de aerossol

As embalagens de aerossóis possuem elementos químicos que são bastante perigosos para a saúde e o meio ambiente.

Além disso, os aerossóis são pressurizados com um propelente, geralmente um gás líquido, e quando a lata vazia fica exposta ao calor ou compactada em um caminhão de lixo, ela pode explodir, colocando em risco a vida de pessoas que trabalham com esta coleta.

Por este motivo, a Dinâmica Ambiental realiza parcerias em estabelecimentos comerciais e empresas, promovendo a conscientização dos consumidores e disponibilizando coletores homologados e devidamente identificados para o descarte.

Se no seu bairro ainda não existe um ponto de coleta deste material, entre em contato com a Dinâmica Ambiental e informe-se sobre os locais mais próximos para o descarte seguro.

4. Copos descartáveis

Os copos plásticos descartáveis são 100% recicláveis, porém, nem sempre esse material tem o destino que merece. Pensando em reverter esta situação, em 2018 surgiu o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

Através deste programa, a Braskem e a Dinâmica Ambiental vêm trabalhando para ajudar as empresas na conscientização, coleta e descarte de copos descartáveis.

A iniciativa conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, e já reúne quase sessenta empresas, que escolheram dar aos seus copos descartáveis um destino correto e sustentável.

Se este é também o seu desejo, entre em contato agora mesmo e saiba como trazer a sua empresa para o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, é gratuito!