Colormaq e Braskem lançam o primeiro eletrodoméstico produzido a partir de plástico pós-consumo

1.351 views

A Braskem e a Colormaq, fabricante de eletrodomésticos e cozinhas de aço, lançaram recentemente a primeira lavadora semiautomática produzida a partir de plástico pós-consumo (PCR) no Brasil: a EcoMax, com capacidade para 6 quilos de roupa.

“O eletrodoméstico é produzido a partir da resina pós-consumo (PCR) da nossa linha I’m Green Recycled, cuja matéria-prima é o plástico reciclado – que foi descartado adequadamente e passou por todo o processo de reciclagem tornando-se resina novamente. Um futuro sustentável somente é possível com a união entre todos os elos da cadeia produtiva”, comentou Renato Yoshino, diretor da Braskem.

Já a Colormaq estima deixar de emitir cerca de 200 toneladas de gás carbônico com o lançamento do produto, de acordo com Luiz A. Wan Dall Jr, CEO da empresa.

Além de ser totalmente composta de plástico reciclado que foi descartado da maneira correta, a EcoMax se destaca por também ser reciclável. Sendo assim, no final do seu ciclo de vida, ela pode ser retornada para então voltar ao início da cadeia, reforçando mais uma vez a economia circular.

Sustentabilidade de ponta a ponta

Além da parceria com a Colormaq, a Braskem tem outra iniciativa para que resíduos plásticos descartáveis não tenham o meio ambiente como destino final: o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis que, em parceria com a Dinâmica Ambiental e apoio da Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, incentiva e encaminha para a reciclagem de forma correta e eficiente esses materiais tão amplamente consumidos em ambientes corporativos e eventos.

Como funciona:
Os copos descartáveis são recolhidos pelas equipes da Dinâmica Ambiental e encaminhados às recicladoras. Lá, esses resíduos são transformados em resina pós-consumo e ganham novas utilidades, podendo ser aplicados nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.

Além da reciclagem, o programa também é educativo, já que os colaboradores das empresas participantes recebem treinamentos sobre o processo de descarte e outras boas práticas sustentáveis. Assim, eles podem compartilhar essas informações com a família e levar a sustentabilidade para dentro de casa!

Se você também deseja estabelecer parcerias estratégicas como a da Braskem e a Colormaq, contribuindo para um planeta melhor para esta e as próximas gerações, entre em contato agora mesmo e saiba como fazer a adesão da empresa que você trabalha no Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis!

***
Conheça o podcast do Pensamento Verde e ouça os bate-papos super dinâmicos com profissionais feras em sustentabilidade! Conteúdos novos todos os dias!

Fontes: Braskem | Plástico Virtual | ABC do ABC