Braskem fecha parceria para retirar resíduos plásticos dos aterros

2.168 views

Objetivo é estimular a Economia Circular, reinserindo resíduos plásticos na cadeia de valor e transformando-os em matéria-prima

Um acordo firmado entre a Braskem e a Tecipar, empresa brasileira especializada em engenharia ambiental, evitará que mais de duas mil toneladas de resíduos plásticos sejam despejadas anualmente no aterro sanitário de Santana do Parnaíba, na região metropolitana de São Paulo. O volume é equivalente a 36 milhões de embalagens plásticas de polietileno e polipropileno.

A parceria viabilizou a criação de uma usina de triagem para separação de resíduos sólidos e orgânicos de materiais recolhidos na coleta pública dos municípios de Barueri e Santana de Parnaíba. Após a separação, o plástico triado pela Tecipar será direcionado para um reciclador parceiro da Braskem. As resinas recicladas, de polietileno e polipropileno, serão utilizadas como matéria-prima para o desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para a indústria do plástico.

Mais iniciativas para um melhor destino do plástico

Esta não é a primeira iniciativa da Braskem para a reciclagem de resíduos plásticos. A empresa também é parceira do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, realizado em conjunto com a Dinâmica Ambiental.

Esta ação teve início em 2018, garantindo que os copos plásticos descartáveis usados em empresas aderentes, sejam usados como uma importante matéria-prima na produção de novos produtos.

As resinas recicladas de polietileno e polipropileno são utilizados por grandes empresas para produção de itens plásticos com melhor pegada ambiental, a exemplo das cadeiras de plástico reciclado, lançadas recentemente pela Tramontina, e a linha de lavadoras semiautomáticas e automáticas da Colormaq, com componentes de resina plástica pós-consumo.

Outro exemplo importante foram as tampas produzidas pela Natura a partir dos copos da Heineken utilizados no RockinRio.

A iniciativa conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, e já reúne dezenas de  empresas que, de forma voluntária, participam do programa e destinam  seus copos plásticos usados, contribuindo para que este importante resíduo não tenha como destino final os aterros sanitários.

Se você também deseja fazer parte desta corrente de preservação, entre em contato com a equipe da Dinâmica Ambiental e veja como é simples participar!