Bonecas Barbie feitas de plástico descartado no oceano

819 views

Do mar para o quarto das crianças, a nova linha “Barbie Loves the Ocean” já está à venda.

A Mattel, conhecida fábrica de brinquedos, está se associando à empresa de reciclagem de plásticos Envision Plastics para a produção de uma linha exclusiva de bonecas feitas com material retirado do litoral da península mexicana de Baja, que vem tentando mitigar a poluição de resíduos de plástico.

“Nossos esforços de sustentabilidade representam o próximo passo na missão e evolução social da Barbie para mostrar à próxima geração que devemos fazer nossa parte na proteção do planeta, reduzindo o impacto ambiental e promovendo comportamentos cotidianos sustentáveis” disse Lisa McKnight, vice-presidente da empresa.

A Mattel já se comprometeu a usar materiais plásticos 100% reciclados, recicláveis ​​ou de base biológica em todos os seus produtos e embalagens até 2030. E, em maio, atenta aos conceitos da economia circular, anunciou um programa chamado “Mattel Playback”, que incentiva os consumidores a enviar seus brinquedos antigos para que sejam reutilizados na fabricação de novos produtos.

Felizmente, a Mattel não está sozinha em seus esforços, já que cada vez mais empresas vêm desenvolvendo mudanças sistêmicas em suas cadeias de produção, que geram negócios e oportunidades econômicas, além de fornecer benefícios ambientais e sociais.

Um exemplo verde e amarelo

Por aqui, uma empresa que sempre esteve na vanguarda de iniciativas pró-planeta é a Braskem que, em parceria com a Dinâmica Ambiental e o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova, criou em 2018 o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis.

A ação tem como objetivo incentivar organizações a destinarem corretamente os copos plásticos após o seu uso, além de também disseminar informações e boas práticas sustentáveis junto aos colaboradores. Esses resíduos são coletados pela equipe da Dinâmica Ambiental e transformados em resina pós-consumo. Após passar por este processo, o plástico ganha nova vida, podendo ser aplicado nos segmentos de tampas de cosméticos e produtos de limpeza, utilidades para o lar, na indústria automotiva ou moveleira e na fabricação de eletrodomésticos e bicicletas.

E se você também deseja fazer parte dessa solução, entre em contato com a nossa equipe e peça mais informações sobre como a sua empresa pode contribuir com a economia circular.

Fontes: CNN Edition | CNN Brasil