4 atitudes que ajudam a salvar o planeta

1.872 views

Existem muitas coisas que podemos fazer para ajudar a reduzir a nossa pegada ecológica. Confira algumas sugestões simples e que podem ser incluídas na rotina.

Você já parou para pensar que a maneira como levamos a vida, os nossos hábitos e rotinas, podem deixar marcas profundas no meio ambiente. Isso pode ser medido através da Pegada Ecológica que, de acordo com a ONG WWF, “é uma metodologia de contabilidade ambiental que avalia a pressão do consumo das populações humanas sobre os recursos naturais”.

Essa “pegada” é expressa em hectares globais (gha) e permite comparar diferentes padrões de consumo, verificando se estão dentro da capacidade ecológica do planeta. E para reverter isso só existe um caminho: incluir a sustentabilidade no dia a dia.

Um caminho mais sustentável é possível. Mas, para isso, precisamos mudar hábitos e incentivar que pessoas, governos, empresas e comunidades também adotem essa ideia. Se você se identifica com esse propósito, confira as quatro atitudes que ajudam a salvar o planeta:

1. Economize Água

Pequenas atitudes fazem uma grande diferença. Toda vez que você fecha a torneira enquanto escova os dentes, ou usa o balde ao invés da mangueira, você está fazendo algo de bom para o planeta e, consequentemente, reduzindo a sua pegada ecológica.

Imagine que uma torneira pingando – além da conta nas alturas – pode desperdiçar até 442 litros de água por dia, dependendo de como está o vazamento.

2. Use menos o carro

Caminhar faz muito bem à saúde (e também ao planeta), por isso, se puder, deixe o carro na garagem dois dias por semana ou mais. Pode parecer pouco, mas esse simples ato ajuda muito a reduzir as emissões de gases do efeito estufa. Um estudo lançado pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (IEMA) mostrou que os automóveis são responsáveis por 72,6% das emissões de gases efeito estufa (GEE) em São Paulo e respondem por 88% dos quilômetros rodados por veículos motorizados na capital.

De acordo com a Cetesb, em um ano, os carros da região metropolitana de São Paulo emitem 850 mil toneladas de monóxido de carbono (CO). Portanto, se um único carro for deixado na garagem semanalmente, ele deixa de emitir 20 kg de CO por pessoa a cada ano.

3. Coma alimentos sustentáveis

Atualmente, mais de um terço das emissões de gases de efeito estufa em todo o planeta, causadas pela atividade humana, podem ser atribuídas à maneira como produzimos, processamos e embalamos os alimentos, de acordo com um estudo apoiado pela ONU.

Então, como podemos nos alimentar de forma sustentável?
Existem algumas maneiras que contribuem muito para uma alimentação saudável, como por exemplo: escolher alimentos de produtores locais, optar por alimentos menos processados, dando preferência aos grãos integrais, frutas, verduras. Além disso, também é possível cultivar os seus legumes e verduras! Mesmo quem mora em apartamento, pode ter a sua horta particular.

4. Reduza, reutilize e recicle

Você pode ajudar a reduzir (e muito!) a poluição, apenas separando os recicláveis corretamente. E quanto mais específica for essa separação, melhor será o aproveitamento desse reciclável como matéria-prima para a fabricação de novos produtos.

A reciclagem e a separação não precisam ficar restritas à nossa casa. Nós podemos levar ideias inovadoras e eficientes também para o ambiente corporativo.

Um exemplo disso é o Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis, uma iniciativa da Braskem, realizada em parceria com a Dinâmica Ambiental e que conta com o apoio das empresas Copobras, Altacoppo, Unigel e Innova.

Neste Programa, os copos plásticos descartáveis são coletados separadamente de outros materiais recicláveis e, com isso, a sua reciclabilidade aumenta muito.

Os produtos feitos com o plástico reciclado dos descartáveis recebem o selo I’m Green, que é utilizado para identificar os produtos que utilizam o Plástico Verde em sua composição, além de fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente.

Por isso, se você também deseja contribuir para um planeta melhor, entre em contato agora mesmo com a equipe da Dinâmica Ambiental e peça informações sobre como a sua empresa pode fazer parte do Programa de Reciclagem de Copos Descartáveis!