Usinas de energia eólica no Ceará

1.020 views
Rio São Francisco
Foto: pacgov

O Ceará é conhecido por suas belas paisagens, praias e humoristas. Mas é outro conhecido da região, o poder dos ventos, que tem colocado o estado nordestino cada vez mais em pauta. A energia eólica no Ceará pode se tornar a principal fonte de energia do estado, que ainda é abastecido em sua maioria pela energia gerada das águas do Rio São Francisco.

Os fortes ventos que sopram no Ceará impulsionaram a instalação de aerogeradores e de usinas de energia eólica, fazendo com que o estado obtivesse a maior produção de energia a partir dessa fonte em todo Brasil. São 19 parques eólicos em operação e mais 50 em fase de projeto ou construção. O início das operações desses parques pode amenizar os efeitos da seca no setor energético, pois é nos meses de escassez de chuvas que sopram os ventos mais fortes. É no período de seca, entre os meses de junho e dezembro, que a geração de energia nas hidrelétricas diminui.

Energia eólica
Foto: deltafrut

O Brasil, aliás, ocupa a décima quinta posição entre os países com maior potencial eólico instalado. O país sozinho detém aproximadamente 72% do potencial instalado na América Latina. Mas, a grandeza desses números esconde o atraso em relação a países muito menores como Alemanha, Dinamarca e até mesmo Portugal. A energia gerada pelas usinas eólicas responde por apenas 2% da matriz energética do país. A quantia é suficiente para suprir o abastecimento de uma cidade com apenas 3,5 milhões de habitantes. Em janeiro desse ano o país contava no total com 108 parques eólicos com capacidade para produzir 2,5 GW. Até 2017 a previsão é que a capacidade instalada atinja a marca de 8,8 GW.

É importante lembrar que o potencial de geração de energia instalado dos parques eólicos não corresponde exatamente à produção. Em média, os parques são capazes de produzir 40% de sua capacidade instalada. Quando estiverem em operação, os parques terão potencial instalado com capacidade para superar a demanda de energia de todo o território brasileiro.

Energia Eólica
Foto: deltafrut

Mesmo com um potencial tão grande para o desenvolvimento de projetos de energia eólica no Ceará ainda existem poucas empresas especializadas na construção de aerogeradores instaladas no estado. Grande parte das fábricas de componentes está localizada nas regiões Sul e Sudeste. Os outros estados produtores de energia eólica são o Rio Grande do Sul, Bahia e o Rio Grande do Norte.