Itaipu Binacional bate recorde de geração de energia

227 Visualizações
Divulgação Esta é a maior usina hidrelétrica que produz energia limpa e renovável do planeta.

O Brasil tem a maioria de toda a energia consumida de Norte a Sul, gerada por hidrelétricas como a Itaipu Binacional. Isto não é novidade para ninguém, porém o que chamou a atenção na última terça-feira (20) é que a usina bateu o recorde de geração horária de energia elétrica por duas vezes consecutivas. Entre 12h e 13h, a usina produziu 14.145 megawatts e no período da tarde registrou uma produção de 14.167 megawatts. O recorde anterior é de março de 2015, com 14.116 megawatts.

Segundo a Itaipu Binacional, esta marca expressiva é resultado de um cenário hidrológico muito favorável na região onde está instalada. Nos últimos 12 dias, o reservatório de água que abastece a usina alcançou 100% de armazenamento e com plenas condições de atendimento para os dois países que gerenciam o local, Brasil e Paraguai. No ritmo atual, a Itaipu Binacional consegue responder a 17% de toda a energia elétrica consumida no Brasil e 75% no Paraguai.

Vale ressaltar que a Usina Binacional está em funcionamento há mais de 30 anos e atualmente é a maior usina hidrelétrica que produz energia limpa e renovável do planeta, com mais de 2,2 bilhões de megawatts produzidos desde sua fundação.