Holanda cria jardim e consegue reduzir barulho dos aviões

419 views
© Paul de Kort Uma pesquisa com a população deu andamento ao projeto.

A Holanda sempre se destaca quando o assunto é criar soluções inteligentes e sustentáveis para problemas urbanos. O novo projeto de destaque que vem do país é um enorme jardim projetado nos entornos do aeroporto de Schiphol, localizado ao sul de Amsterdã.

O aeroporto recebe mais de 1.600 voos por dia e todo esse movimento causava ruídos que podiam ser ouvidos em até 30Km de distância. A vizinhança sofria com barulhos que superam os níveis considerados saudáveis.

Após um estudo que se baseou na teoria das Figuras Sonoras, do físico e músico alemão Ernst Chladni, o artista holandês Paul de Kort criou o projeto do Buitenschot Land Art Park, como foi batizado o jardim. De Kort criou um projeto que conta com 150 sulcos na terra, com extremidades de 180 metros de altura entre eles.

Para focar a pesquisa na construção de uma área verde, estudiosos do problema sonoro do aeroporto já haviam conversado com a população local e identificado que os ruídos diminuíam na época em que os agricultores da região precisavam arar os campos. A partir daí, o projeto avançou no sentindo de criar uma paisagem capaz de ser isolante acústica.

O labirinto possui 810.000 metros e forma um desenho impressionante quando visto do alto. O jardim Buitenschot Land Art Park ficou pronto em 2013 e alcançou o objetivo de reduzir os ruídos dos aviões pela metade, além de ser lindo e 100% amigo da natureza!