Em São Paulo, resíduos recicláveis viram desconto na conta de energia

146 views

Ajudar o meio ambiente já é sinônimo de coisa boa. Ganhar um descontinho, também (ainda mais se for na conta de luz). E quando dá pra juntar essas duas possibilidades para todo mundo sair ganhando, aí é melhor ainda!

O ​Ecoenel é um projeto que oferece desconto na conta de energia para os clientes residenciais que entregam materiais recicláveis nos pontos de coleta espalhados pela área de concessão da Enel Distribuição nas cidades de São Paulo, Santo André, Diadema, Barueri e Carapicuíba. Além do estado paulista, existem 273 ecopontos em municípios do Ceará, Rio de Janeiro e Goiás.

Depois de coletados, esses resíduos são tratados e encaminhados para cooperativas e empresas de reciclagem.

Divulgação: Enel

Como funciona:

Primeiro, é preciso fazer um cadastro. Para isso, o interessado deve ir até um ponto de coleta do projeto Ecoenel levando uma conta de energia elétrica. Depois disso, lá mesmo, ele vai receber um cartão de adesão.

Para ter direito ao desconto, é preciso levar os materiais recicláveis em qualquer ponto de coleta. Pode ser plástico, metal, vidro ou embalagens TetraPak, desde que secos e limpos. O ecoponto de Santo André, especificamente, também recebe resíduos eletrônicos como aparelho celular, televisor, liquidificador, chuveiro, entre outros.

Cada resíduo tem seu valor em quilo, unidade ou litro e, caso o valor da bonificação seja superior ao total da conta, o excedente é creditado automaticamente na fatura seguinte.

A quantidade de resíduos entregues​​​ e os valores de bônus lançados na conta de energia podem ser consultados no site do projeto Ecoenel ou aplicativo disponível nas plataformas Android e iOS. Por lá, também é possível consultar o posto de coleta mais próximo, verificar as tabelas de preços e tipos de resíduos recebidos em cada ecoponto.

Bons resultados

O projeto foi reconhecido pelo Ministério do Meio Ambiente como uma prática de referência para enfrentar os desafios da implantação da Política Nacional de Resíduos (PNRS). Desde que foi implementado, em 2007, já beneficiou cerca de 600 mil clientes com a concessão de mais de 11 milhões em descontos nas faturas de energia. O meio ambiente também foi positivamente impactado: as mais de 2,2 milhões de toneladas de resíduos coletados evitaram que mais de quase 6 mil toneladas de CO2 fossem parar na atmosfera. Conheça o ecoponto mais próximo de você e faça seu cadastro!

Fontes: ABC do ABC | Recicla Sampa | ENEL