Grande marca de varejo também se mostra preocupada com os impactos ambientais.

Não sabe o que fazer com as roupas que não usa mais? A C&A vai te dar uma mãozinha!

Fundada em 1841, a C&A é uma das marcas de varejo popular mais conhecida e escolhida pelos consumidores. A marca acredita que para ser uma empresa mais sustentável é preciso orientar os negócios com o objetivo de contribuir para o futuro do planeta, da sociedade e das próximas gerações. Pensando nisso, foi criado o Movimento ReCiclo, que convida o consumidor a destinar suas roupas em boas condições para reuso, além de ser uma opção para o descarte de roupas que não podem ser reaproveitadas, cuidando do pós consumo das nossas roupas.

Como funciona?

Foto: C&A

O Movimento ReCiclo ​​oferece aos clientes da loja ou qualquer interessado uma alternativa de descarte para roupas usadas. Recebe roupas em boas condições que são encaminhadas para reuso, além de ser também uma opção para o descarte de peças que não podem ser reaproveitadas.​​

Atualmente está disponível em mais de 175 lojas, em todos os estados do Brasil.
Para participar, basta depositar na urna ReCiclo as roupas que não te interessam mais, voluntariamente. São aceitas peças de qualquer marca, desde que estejam higienizadas e de acordo com o regulamento, que você pode acessar na íntegra aqui​.

O que pode: roupas de vestuário em bom estado (camisa, camiseta, calça, casacos, meias etc.); roupas de cama e mesa; roupas rasgadas; tecidos e retalhos, biquinis, maiôs, sungas e cangas, peças de lã e crochê; bonés, cachecóis e lenços.
As peças devem estar limpas.

O que não pode: chapéus e acessórios de cabelo; calçados; peças de couros de qualquer tipo ou imitação; mochilas e bolsas; bijuterias; artigos infantis (ursos de pelúcia, bonecas etc.); roupas íntimas e toalhas de banho e uniformes com marcas estampadas.

As roupas em boas condições são destinadas a instituições parceiras que cuidam para que essas peças sejam reaproveitadas por quem mais precisa. Como o Centro Social Carisma, localizado em Osasco-SP, que concentra sua atuação nas áreas de educação, cultura, esporte, qualificação profissional, geração de renda e fortalecimento comunitário de um dos maiores bolsões de pobreza e vulnerabilidade do município e o Amigos do Bem, um dos maiores projetos sociais do país que promove a transformação de milhares de vidas por meio de projetos de educação, geração de renda e acesso à água, moradia e saúde no sertão do nordeste.

Já as peças que não tem mais condições de uso são destinadas à Retalhar. Lá é feito o processo de manufatura reversa dessas roupas, ou seja, separação dos componentes como zíperes e botões, que são destinados de forma ambientalmente adequada. O tecido é enviado para desfibração, um processo que o transforma em matéria-prima usada principalmente na indústria automotiva, entre outras indústrias.

Resumindo, o cliente leva as roupas que não quer mais a uma loja participante e deposita na urna do Movimento ReCiclo. As peças são transportadas para o centro de distribuição da C&A onde um funcionário treinado faz a triagem das peças que estão sem condições de uso e as que estão em condições de uso. As peças em boas condições são encaminhadas às instituições parceiras e as peças sem condições são encaminhadas ao parceiro responsável pela manufatura reversa que retira os aviamentos e envia os tecidos para reciclagem e transformação em outros materiais.

Os frutos já estão sendo colhidos

Lançado em setembro de 2017, ​o Movimento ReCiclo já arrecadou mais 130 mil peças, o que corresponde a cerca de 33 toneladas de roupas. Aproximadamente, 70% delas são encaminhadas para reuso e 30% para reciclagem.

Essa quantidade de peças que são recicladas e consequentemente não acabam em aterros, evitam a emissão de aproximadamente 75 toneladas de carbono equivalente na atmosfera, o que representa o mesmo que plantar 477 árvores.

Como parte da estratégia de sustentabilidade da C&A, a companhia pretende continuar expandindo o Movimento ReCiclo. Atualmente, toda nova loja inaugurada já conta com uma urna.

Até aquele passeio no shopping pode se tornar uma ação sustentável. Faça a sua parte!

Fontes: C&A Sustentabilidade | Clube de Criação