Saiba como montar uma festa infantil ecológica

4.233 views

Grandes ou pequenas, as festas infantis geram uma quantidade considerável de lixo. Pratos, bexigas, enfeites, copos e guardanapos, todo esse material descartável acaba indo para o lixo, alimentando um ciclo de consumo que traz graves consequências para o meio ambiente.

Mas é possível levar a sustentabilidade para as comemorações de aniversário, apostando em escolhas ecológicas em todos os detalhes do evento, do convite à decoração. As eco-festas, como são conhecidas, têm se tornado tendência e conquistam o gosto do público promovendo ideias sustentáveis e ecológicas sem abrir mão da beleza e diversão típicas destes eventos.

Fonte: Parangolé Esqueça o papel e envie para os seus convidados um convite virtual personalizado.

Nas festas infantis ecológicas, além das opções verdes que substituem velhas atitudes pouco sustentáveis, também é possível estimular a educação ambiental de crianças e adultos através de atividades divertidas e criativas.

Para quem pretende colocar essa ideia em prática e adotar a sustentabilidade como tema de sua próxima festinha, preparamos algumas dicas que vão ajudá-lo a criar uma bela e divertida festa ecológica.

O convite

Comece o planejamento de sua festa ecológica cortando um dos maiores poluentes do meio ambiente: o papel. Substitua o tradicional convite de papel por um cartão virtual, um e-mail personalizado ou até mesmo um evento no Facebook, onde é possível selecionar os convidados. Quer uma ideia ainda melhor: vá pessoalmente à casa de seus convidados. É uma ótima maneira de demonstrar o quanto a presença dele é importante… além de uma boa oportunidade para botar o papo em dia.

O local

Vamos combinar que uma festa ecológica não combina muito com um salão de festa fechado e sem nenhum verde, não é? Se a ideia é o respeito e valorização da natureza, nada melhor do que estar em contato com ela. A dica é procurar um espaço ao ar livre, como um parque, clube ou mesmo um quintal, e aproveitar o espaço para botar a diversão ecológica em prática. Além disso, uma festa a luz do dia reduz o consumo de energia elétrica.

Fonte: Sweetchilds Além de saudáveis, os espetinhos de fruta dão um colorido a mais para a festa.

A decoração

Na hora da decoração não existem regras ou limitações. A dica é deixar a criatividade rolar, utilizando todo tipo de material ecológico e reciclável para deixar a festa com a sua cara. Se precisar de inspiração é só dar uma olhada nas diversas dicas de decoração sustentável que apresentamos aqui no Pensamento Verde.

Os comes e bebes

Estimular uma alimentação saudável também é uma forma de preservar o meio ambiente. Que tal oferecer aos seus convidados algumas delícias naturais e orgânicas? Algumas boas opções são os espetinhos de frutas e os petiscos de legumes frescos com opções variadas de molhos. Outra boa pedida para substituir os refrigerantes são os sucos e smoothies. Você pode oferecer a bebida em suqueiras com torneirinhas, que, além de práticas, dão um charme a mais a sua festa.

Os descartáveis

Fonte: Delas.ig A escolha de um espaço ao ar livre é ideal para estimular a diversão ecológica e saudável.

Em uma eco-festa que se preze, os descartáveis são sempre personas non gratas. Para substituí-los, a dica é optar por utensílios tradicionais de louça, que além de ecológicos são muito mais elegantes. Para as crianças, no entanto, os utensílios de vidro não são recomendados. Uma boa alternativa são os copos e pratos de acrílico que, por serem mais resistentes, podem ser lavados e aproveitados em outras ocasiões.

A diversão ecológica

Nada de videogame, celular ou computador. Nas festas infantis ecológicas a recreação deve ser ao ar livre e envolver atividades que combinem diversão e respeito ao meio ambiente. Boas ideias para brinquedos ecológicos é o que não falta.

Essa é, também, uma ótima oportunidade para estimular a atividade física, colocando a criançada para correr com brincadeiras tradicionais como pique-esconde, bola, queimada, pega-pega…