© Depositphotos.com / Jardim.

O Brasil é um dos países de maior fonte de água doce e potável no mundo, mas, nos últimos anos, até nossa abençoada pátria vem sofrendo com a escassez do líquido essencial para a vida. Por conta disso, a consciência no momento do uso é primordial para diminuir o desperdício e evitar as secas e o racionamento.

Uma das atividades mais comuns é a manutenção de jardins e plantas em casa, porém, há quem não consiga conciliar com o uso consciente da água. Assim, o Pensamento Verde preparou sete dicas para você cuidar do seu jardim de maneira responsável.

Menos regas por semana

Uma das formas mais fáceis de economizar água é diminuir a quantidade de regas. Jardins prontos não precisam ser regados todos os dias, três vezes por semana é o suficiente.

Mas vale ressaltar que a redução de água no período de inverno é possível apenas em jardim já existentes. Em caso de jardins recém-plantados a diminuição de água irá afetar a saúde das plantas.

Troque a mangueira

É possível trocar a mangueira por um regador com arejador no bico ou borrifador. Em um jardim de 50 metros um regador pode ser utilizado normalmente. Mas em jardins com 100 metros quadrados ou mais é necessário regar com mangueira ou ter um sistema de irrigação automatizado. A rega deve ser feita na base do tronco, diretamente no solo.

© Depositphotos.com / Jardim.

Regas de manhã ou fim de tarde

A rega pode ser feita durante os primeiros raios de sol, entre às 5h e às 7h30 da manhã, ou no final da tarde, entre às 17h e às 20h. Não é recomendável regar as plantas depois das 21h, pois seu nível de absorção de água é reduzido.

Projete um jardim baseado na sustentabilidade

Opte por um projeto arquitetônico que preze pelo racionamento e reutilização da água quando for construir um jardim. O período de planejamento é o melhor momento para definir o uso de um sistema de reutilização, ou de aproveitamento de água da chuva.

Compre plantas que precisem de menos água

Outro fator que influencia no consumo de água de um jardim é o tipo de planta escolhido. Espécies tropicais necessitam de mais rega do que espécies de origem europeia.

© Depositphotos.com / Jardim.

Para casas, o guaimbe e a costela de adão são plantas tropicais muito resistentes, que podem ser regadas duas vezes por semana durante o inverno e o início da primavera. Já quem mora em apartamento e conta com bastante sol e claridade natural pode optar pelo balsamo, uma espécie que pode ser regada a cada 15 dias com um copo de água.

Use gel no plantio

No plantio de um novo jardim, é possível usar um gel que absorve a água, se expande, e libera um líquido ao longo de aproximadamente 20 dias. Ele deve ficar dentro da cova da planta em volta da raiz. Em jardins existentes, o gel deve ser colocado sobre o solo, próximo ao tronco da planta.

Capte a água da chuva

Ao planejar o jardim, construa um sistema de captação da água da chuva. Os materiais são facilmente encontrados em lojas de materiais de construção. Por meio de calhas, o líquido fica armazenado em uma cisterna, é filtrado e direcionado para as plantas.