Qual a maneira mais eficaz de higienizar as máscaras de tecido?

206 views

Juntamente com o distanciamento social, a máscara facial é uma das principais ferramentas que temos disponível para manter a COVID-19 bem longe! E por conta da praticidade, muitas pessoas optaram pelas máscaras reutilizáveis de tecido, que podem ser compradas de costureiras ou mesmo feitas em casa.

No entanto, de nada adianta usar a máscara e não higienizá-la da maneira correta. Além disso, quando a máscara de tecido não é trocada com frequência, ela pode se tornar potencialmente perigosa para quem a manipula.

Trocar as máscaras com frequência

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), as máscaras de pano devem ser lavadas sempre após cada uso.

E se estiver visivelmente suja ou com qualquer fluido corporal, como suor ou secreção nasal, ela deve ser trocada imediatamente por outra limpa.

É válido lembrar que a principal maneira pela qual as pessoas são infectadas com a COVID-19 é através da disseminação de gotículas respiratórias de pessoa para pessoa, por isso, se você ficou próximo de alguém infectado, sem saber, as gotículas carregadas de vírus podem se fixar do lado externo da máscara.

Um estudo publicado no New England Journal of Medicine descobriu que o SARS-CoV-2, o vírus que causa a COVID-19, pode sobreviver em superfícies como plástico, aço inoxidável e papelão, por até 72 horas. Embora ainda não tenham sido realizados estudos comparáveis da permanência do vírus no tecido, é melhor se precaver de qualquer possibilidade de contaminação.

Também é fundamental não tocar a máscara na parte da frente. Remova sempre segurando pelo elástico e evite tocar o seu rosto após tirá-la.

Como lavar?

Se você preferir lavar na máquina, siga essas instruções:

  • Você pode incluir as máscaras usadas juntamente com a sua roupa comum.
  • Use sabão para roupas para roupas e, se possível, água aquecida.

Para lavar à mão:

  • Prepare uma solução de água sanitária misturando 4 colheres de chá de água sanitária para cada litro de água à temperatura ambiente.
  • Mergulhe a máscara nesta solução de água sanitária por 5 minutos.
  • Enxágue bem com água fria ou à temperatura ambiente.

Lavar a máscara com detergente ou água sanitária é mais importante do que aquecer a água para a lavagem. Isso ocorre porque o SARS-CoV-2 é um vírus envelopado, ou seja, ele possui uma cápsula de proteção, feita de lipídios, que só é rompida com o sabão e o atrito (por isso é bom esfregar). Quando essa cápsula é rompida o vírus é inativado, tornando-se inofensivo. Além disso, o sabão tem a capacidade de se unir a estas partículas do vírus e, quando a máscara é enxaguada, as partículas são eliminadas juntamente com o sabão.

Para secar na secadora de roupas, use a temperatura mais alta e deixe no secador até secar completamente. Se for secar no varal, coloque a máscara sob a luz solar direta. Se não for possível secar ao sol, não se esqueça de passar com o ferro bem quente antes de usar.