Você sabia que há diversas maneiras de purificar o ar da sua casa de forma natural? As soluções caseiras são grandes aliadas quando o ar está muito seco e há poeira e partículas ambientais espalhadas.
No entanto, mesmo sendo difícil notar que o ar dos lares não está como realmente deveria, é necessário fazer uma umidificação. A contaminação gera bactérias e outros microrganismos que atacam o sistema imune, ocasionando ressecamento de pele, crises alérgicas e até mesmo sangramento no nariz.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a taxa ideal de umidade do ar para a saúde é de 60% nos dias mais secos. A imunidade abaixo de 20% é sinal de alerta, podendo causar irritação nos olhos e outros problemas de saúde.
Mas, como faço para umidificar a casa?
Antes de mais nada, entenda que limpar a casa regularmente não significa necessariamente que ela esteja limpa. Portanto, são necessárias outras medidas para que a qualidade do ar seja significativa.
Separamos algumas dicas importantes e eficientes para purificar o ar da sua casa e para que você e sua família respirem tranquilamente. Confira conosco!
Ventile os cômodos internos da sua casa
Uma das atitudes mais recomendadas é facilitar a entrada de ventilação nos ambientes internos. Deste modo, abra as portas e janelas por, pelo menos, 30 minutos, todos os dias.
Tente ventilar a residência em horários com menos tráfego, abrindo as janelas de todos os cômodos, sem exceção. Se você fizer isso todos os dias, o ar com certeza já estará renovado.
Controle os mofos em locais úmidos
A criação de mofo nas áreas úmidas da casa (paredes, normalmente) podem causar e agravar doenças respiratórias e de pele, além de ocasionar um cheiro forte no cômodo.
Para que ele não surja é necessário que a casa esteja bem ventilada. Caso note o surgimento do mofo, controle-o o quanto antes, utilizando produtos fungicidas para controlar seu crescimento.
Não acumule objetos
Você sabia que a decoração minimalista é mais simples e a mais saudável para purificar o ar da sua casa? Opte por elas, afinal, menos é mais, e ter muitos objetos espalhados pode dificultar na eliminação de pó e ácaros.
Se você tem ursos de pelúcia, estofados e tapetes, elimine-os, os mesmos geram muita poeira. Além disso, cuide sempre da higiene dos seus animais de estimação, mantendo sempre seus brinquedos e cama desinfetados.
Não fume dentro de casa
Se você tem o hábito de fumar regularmente, faça fora de casa! As toxinas do cigarro viajam como partículas no ar, o que prejudica a saúde de todos que moram na casa.
Use produtos ecológicos
Tire da sua cabeça que os produtos industrializados são os melhores, apesar de serem eficazes e facilitar na limpeza, não são as melhores opções.
Produtos de higiene pessoal, detergentes e desinfetantes possuem partículas químicas que podem causar problemas respiratórios. Deste modo, prefira as opções ecológicas que irão dar o mesmo resultado de limpeza.
Evite também o uso de sprays ou aerossóis, suas substâncias afetam a atmosfera, e utilize óleos essências e cascas de frutas para dar bom cheiro ao lugar.
Todas estas dicas vão ajudar você a purificar o ar da sua casa da melhor forma!