Piquenique sustentável: mais agradável para nós e para o meio ambiente

139 views

Piquenique já é gostoso. Se for sustentável, melhor ainda!

Quando o dia amanhece bonito e ensolarado, vem logo a vontade de fazer alguma atividade ao ar livre para aproveitar o clima. Que tal transformar o tradicional piquenique em um piquenique sustentável? Você pode se reunir com amigos, família, ou até mesmo aproveitar a sua própria companhia para desfrutar de um momento gostoso e sustentável.

Fim de semana chegando, primavera logo ali, e o Pensamento Verde aqui trazendo dicas de como tornar esse programa mais sustentável para você se preocupar só com a previsão do tempo:

Por onde começar

Opte por parques próximos da sua casa. Assim, você pode ir a pé ou até mesmo de bicicleta, aproveitando para fazer atividade física e apreciar o percurso.
Caso não tenha essa possibilidade, escolha ir de transporte público ou de carona coletiva, para contribuir com a diminuição da poluição. Se o local escolhido tiver aqueles indesejáveis mosquitinhos, leve repelente natural. Neste link, ensinamos algumas receitas naturais efetivas e práticas para aproveitar com tranquilidade o dia ao ar livre!

Comidinhas

Escolha alimentos de origem orgânica. Além de serem uma ótima escolha para a saúde, também são menos agressivos ao meio ambiente, já que usam menos agrotóxicos. Outra opção para quem tem horta em casa, é consumir o alimento que você mesmo produz.

Use recipientes reutilizáveis

Embale os alimentos da mesma forma que os colocaria na geladeira para armazenamento: usando recipientes reutilizáveis ​​com tampas​. O ideal é que não sejam embalados com plástico ou folhas de alumínio. O mesmo vale para pratos, talheres, canudos e copos, opte por utensílios biodegradáveis ou reutilizáveis.

Bebidas

Evite bebidas individuais, elas criam uma grande quantidade de resíduos. Opte por embalagens que venham com mais líquido. Uma outra opção é levar a bebida diretamente de casa, em garrafas térmicas. Lembre-se de levar água para ficar hidratado durante todo o período.

Dica extra

Lembre-se que é importante evitar o desperdício de alimentos. Por isso, leve somente o que for consumir; ou em caso de sobra de alimentos saudáveis, transforme-a em outros pratos como tortas e mexidos.

Com essas sugestões fica bem mais fácil e gostoso fazer um piquenique sustentável – e ainda, de quebra, é uma ótima oportunidade de aprender a importância da preservação ambiental. Não esqueça, claro, do protetor solar e já separe aquela sacola para recolher o seu lixo e descartá-lo em um local apropriado. Será uma ótima experiência para você e o meio ambiente vai te retribuir com um dia lindo de sol.

Fontes: Conserve Energy Future | Better Food