Conheça os cosméticos orgânicos e naturais e seus benefícios

567 Visualizações
Cosméticos orgânicos
Foto: organicsoul

Com ingredientes naturais, os cosméticos orgânicos são altamente sustentáveis já que não utilizam fragrâncias e corantes artificiais, substâncias geneticamente modificadas, agrotóxicos e, também, não são testados em animais. Isso acontece graças a utilização de recursos naturais e reutilização de materiais, que conferem qualidade aos produtos.

Os benefícios do cosmético orgânico são muitos. Além de bons para o meio ambiente, esses produtos são ótimos para a saúde e para a pele. Em um creme hidratante que contém óleo essencial – recurso natural presente nos cosméticos orgânicos –, por exemplo, a eficiência e qualidade são maiores, já que a substância estimula a cicatrização, produção de colágeno e elastina, além de hidratar profundamente.

E se antes apenas o design e os desenhos eram importantes, hoje, a sustentabilidade também está presente nas embalagens dos produtos. Recipientes, sacolas recicláveis e biodegradáveis são utilizadas para que, ao serem descartadas e entrarem em decomposição, não prejudiquem a natureza.

Selos

Para conferir credibilidade e assegurar a qualidade aos cosméticos orgânicos, as empresas devem colocar um selo de certificação nos produtos. No Brasil, eles são do Instituto Biodinâmico (IBD) e da Ecocert.

Para receber o certificado, o produto deve estar inserido dentro de normas de controle, instituídas por esses órgãos, que envolvem temas como segurança, sustentabilidade, consumo consciente, eficácia e respeito aos seres humanos e aos animais.

Vale lembrar que o IBD confere o selo apenas para produtos com, pelo menos, 95% de ingredientes orgânicos.

Onde encontrar?

Cosméticos orgânicos
Foto: clubebatom

Já é possível encontrar esses produtos nas prateleiras, sites e revistas de diversas marcas nacionais e internacionais. Os produtos agradam todos os gostos, beneficiando os pés, mãos, rosto, enfim, o corpo inteiro, de homens e mulheres.

No entanto, apesar de conhecidos, esses produtos ainda não se tornaram os queridinhos das prateleiras devido ao preço elevado.

Com a dificuldade de produção – o campo de plantio deve estar livre de agrotóxicos, adubos químicos e pragas, a fábrica deve ser totalmente higienizada, etc. – esses materiais tendem a ser mais caros.