Como ter uma cozinha com desperdício zero

549 views

De todos os cômodos de uma casa a cozinha é, sem dúvida, o ambiente onde mais são gerados resíduos. Entretanto, com um pouco de consciência e atitudes simples é possível reduzir (e muito!) o desperdício neste ambiente. Veja algumas dicas:

  • Reaproveite recipientes para alimentos

Você não precisa gastar uma fortuna com potes de plástico ou vidro para organizar os alimentos. A regra aqui é procurar sempre reaproveitar o que já tem na cozinha. Se você costuma comprar alimentos em potes de vidro ou de plástico (mais resistentes) é possível reaproveitá-los para organizar grãos, castanhas, temperos e até legumes já cortados, de forma bem prática. Além disso, você pode ainda utilizar os mesmos recipientes para levar nas lojas que vendem alimentos a granel: assim você elimina as embalagens desnecessárias e compra apenas a quantidade suficiente para o seu consumo.

  • Comprou muita comida, e agora?

A primeira regra que se deve ter em mente é: compre apenas o que você precisa. Pode parecer óbvio, mas muita gente vai fazer compras e acaba se empolgando, levando para casa mais que o necessário. Para evitar que isso aconteça, faça uma lista antes de sair e compre apenas o necessário para a semana. Se exagerou em algum ingrediente, para evitar que a comida vá para o lixo, faça pratos diferentes e congele.

  • Planeje-se!

Além de evitar o desperdício, você pode economizar ao criar um cardápio com as refeições que serão feitas na semana. Existem muitos aplicativos para celular que auxiliam nesta tarefa. Ao fazer isso, você descobrirá que perderá menos tempo no supermercado, economizará dinheiro além de também jogar menos comida no lixo.

  • Recuse embalagens desnecessárias

O ideal é tentar comprar produtos com pouca ou nenhuma embalagem. Se isso não for possível, escolha produtos que venham em embalagens que possam ser reaproveitadas. O desperdício de embalagem pode não ser totalmente evitável, mas sempre considere o que você fará com a embalagem antes de comprar um item.

  • Adote a compostagem

Uma das maneiras mais eficazes de aproveitar os alimentos, utilizando-os até o fim, é através da compostagem. Cascas de frutas, ovos, pó de café tudo isso pode ser transformado em um composto rico para as plantas. Só evite colocar carnes, peixes e laticínios ou alimentos cozidos na compostagem, pois esses alimentos podem atrair ratos e baratas para a sua casa. Para saber mais como colocar a compostagem na prática, dê uma olhada aqui!