Fácil, eficiente e barato, o gotejador de plantas caseiro é considerado um ótimo sistema de irrigação. Isso porque ele permite que as plantas sejam molhadas de forma lenta e contínua, evitando o acúmulo de água e apodrecimento dos vegetais. Além disso, o artifício também garante a economia de água, eficiência na adubação e no cultivo e ajuda no combate à dengue.
O gotejador pode ser implantado em vasos, em hortas ou em jardins e é muito utilizado por pessoas que vão viajar e passar alguns dias fora ou por pessoas que não podem cuidar todos os dias de suas plantas.
A produção caseira é bastante sustentável e pode ser realizada com garrafa PET. Graças a essa praticidade na criação, existem vários tipos de gotejadores para plantas, desde os mais simples – composto, apenas, por furos na tampa da garrafa – até os mais elaborados.
Como fazer?
Sem glamour, nem mistério, para fazer um gotejador em casa não é preciso ter nenhuma habilidade especial. Você vai precisar, apenas, de tempo e:
• Garrafa PET de 2 litros ou 5 litros;
• Mangueira para soro fisiológico;
• Chave de fenda;
• Estaca de madeira;
• Barbante de seis fios;
• Tesoura.
1º – Com a chave de fenda, faça um furo no centro da tampa da garrafa, tomando cuidado para que ele não fique muito grande. Depois, coloque uma das extremidades da mangueira na tampa.
2º – Corte na base da garrafa um retângulo, deixando um dos lados presos, para que a “janela” possa ser fechada depois que garrafa for abastecida com água.
3º – Com o barbante, prenda a garrafa em uma estaca de madeira e a posicione-a próximo à planta que deve ser irrigada.
Fixe a outra extremidade da mangueira no tronco da planta e ajuste a vasão pelo controlador. Está pronto!
Caso deseje algo mais rápido e prático, você pode optar pela utilização de uma ponteira para rosquear – encontrada em floriculturas. Basta virar a garrafa de cabeça para baixo e fazer um furo na base e outro na tampa. Fixe a garrafa em uma estaca de madeira próximo da planta. Com isso, a ponteira libera a água e as plantas são irrigadas.
Além disso, o gotejador de plantas pode ser feito com garrafa de adoçante ou qualquer outra garrafa plástica que você tem em casa, desde que ela seja um pouco mais durinha e esteja limpa.