Bicicleta do futuro: Conheça essa tecnologia sustentável

1.046 views

As bicicletas já se tornaram um meio de transporte em grandes cidades que sofrem com o trânsito caótico e com os altos índices de poluição. Elas representam uma alternativa à mobilidade urbana e ao planeta – já que não emitem gases e são altamente sustentáveis. Não é à toa que novas tecnologias investem pesado no ramo. O objetivo é tornar as magrelas ainda mais práticas e eficientes.

Existem no mercado as chamadas “bikes do futuro”, capazes de gerar energia enquanto se pedala. A Footloose é um exemplo disso, sem correias e com troca de marcha automática, o modelo elétrico pode rodar até 30 km sem motor. Agora, se pedalar ou freiar, a bateria se recarrega e é possível percorrer distâncias maiores. Sensores monitoram a área do entorno e adequam a energia do motor conforme a necessidade.

Footloose
Footloose, a bike do futuro. Foto: ecochunk

Outro modelo, a Levitation da design Dezien, vai mais além: utiliza a energia gerada das pedaladas para recarregar celulares, MP3, câmeras e netbooks através de uma entrada USB localizada no guidão. Essa energia também pode ser usada em outros tipos de baterias em casa, nos carros elétricos, etc. Possui ainda um hotspot próprio de internet com wi-fi e monitor de LED, que mostra a velocidade, os batimentos cardíacos e o nível de energia produzida. Se hoje já trocamos carro por bikes, imagine com essa tecnologia toda à mão?!

Levitation da design Dezien
Levitation, a bike do futuro. Foto:jebiga