iStockphoto.com / szefei Além de ser rica em fibras, batata doce aumentar a saciedade.

A batata doce é um tubérculo nativo das Américas e abundante em todo o mundo. Ela é uma interessante fonte de carboidratos, pois possui baixo índice glicêmico, embora seja um pouco mais calórica do que a batata inglesa, e isso faz com que ela seja uma boa opção para diabéticos do tipo 2.

Em sua composição, ela conta com um amido bastante resistente que consegue passar pelo intestino sem ser quebrado. Esse amido tem a capacidade de atrair moléculas de gordura e açúcar e faz com que esses elementos sejam absorvidos de maneira mais lenta. Esse processo faz com que a batata doce dê uma grande sensação de saciedade que perdura um bom tempo e acaba por contribuir na dieta de quem quer perder peso.

Além deste amido, a batata doce conta com nutrientes como retinol, vitamina B1, vitamina C e cálcio e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Ela é também rica em fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino e em potássio, proteínas e fósforo que contribuem para a manutenção de um bom colesterol.

Pessoas que fazem musculação precisam ter energia para gastar, e esta é, em grande parte, vinda dos carboidratos. Portanto, escolher uma opção que seja mais eficiente, nutritiva e que seja gasta mais lentamente traz benefícios aos desempenhos. Então, se você pretende se engajar na musculação vá de batata doce!

Uma porção de 100 gramas de batata doce possui cerca de 100 calorias e 25 gramas de carboidrato. Como todo alimento, a ingestão excessiva acaba por engordar e anula alguns de seus benefícios. Toda dieta deve ser diversificada e rica em nutrientes para que seja efetiva. O ideal de ingestão desse tubérculo é com casca e cozida.

Inúmeras receitas levam a batata doce em suas composições e ela vai bem em saladas, acompanhando frangos ou outras carnes magras e também em caldo e sopas. Utilize sua imaginação e crie receitas incríveis com esse alimento que é muito saboroso e nutritivo!