Praticamente todo mundo está acostumado com uma cozinha cheia de armazenamentos de plásticos para comida, com espátulas de plástico e panelas antiaderentes. E mesmo com esse costume cultural, com o passar do tempo, pessoas têm questionado a segurança desses produtos, principalmente, quando os mesmos começam a ser descartados.

Se levarmos em consideração o modo de cozinhar, poucos sabem como preparar uma refeição sem esforços e sem a utilização dos utensílios de plásticos, ou até mesmo, desconhecem sobre a segurança a longo prazo de suas substituições. Por isso, conhecer e saber o quão importante é substituir esses objetos é fundamental.

Um dos efeitos colaterais dos revestimentos antiaderentes foi o surgimento de utensílios de plástico para cozinha. Eles eram menos propensos a picá-los em sua comida, por serem mais suaves nos revestimentos, além de serem mais econômicos na hora de comprar, mesmo com as opções de madeira e bambu sendo melhores.

Porém, os perigos que a química de lixiviação de plásticos oferece é grande, pois correm o risco de derreterem em um forno ou sentado ao lado de uma panela. Ao trocar seus utensílios antiaderentes você se vê livre de toxinas e ganha utensílios mais resistentes, evitando este tipo de acidente na sua cozinha.

O ferro e o aço inoxidável podem ser ótimas opções como alternativa para panelas e frigideiras antiaderentes revestidas. Após seu uso, o ferro fundido pode ser muito parecido com o antiaderente quando é preparado corretamente, mas com prática não será preciso se preocupar em grudar aço inoxidável.

Esses utensílios podem ser encontrados para compra de forma acessível em grandes sites, como a Amazon, por exemplo, ou se preferir, procure em lojas que vendam produtos domésticos.

Contudo, não se preocupe somente com o preparo da refeição, mas também onde irá guardá-lo ou depositá-lo para, que evite a liberação de toxina em sua comida. Um dos melhores armazenamentos é o vidro e é encontrado de diversas formas e tamanhos, de acordo com a sua preferência.