4 Ideias de como fazer artesanato com radiografias velhas e usadas

8.234 Visualizações
foto de homem olhando radiografia
As radiografias velhas podem reaproveitadas para criar objetos úteis e incríveis.

Popularmente conhecida como “raio-x”, a radiografia é uma técnica de exame de imagem que permite a visualização de uma estrutura interna do corpo para fazer diagnósticos médicos. Após sua utilização, a imagem obtida por meio da radiografia não pode ser descartada junto com o lixo comum, pois este material possui substâncias químicas como a amônia e o metanol, que podem ser altamente tóxicos para o solo e para a água.

Para evitar prejuízos ao meio ambiente, é importante que este material seja levado a postos de saúde e hospitais, que se encarregam de descartar radiografias corretamente ou encaminhá-las para empresas que as reaproveitam. Você também pode reutilizar suas radiografias por meio do artesanato, criando objetos úteis sem desperdiçar nada e sem gerar lixo.

Ideias de artesanato com radiografias velhas e usadas

Sua imaginação é o limite quando o assunto o assunto é artesanato: você pode explorar diversas ideias, dependendo apenas de sua vontade e da quantidade de radiografias que você tem à disposição. Esta é uma prática muito divertida, útil e que colabora para a preservação do meio ambiente. Confira algumas ideias de como colocar a mão na massa:

Luminária

Já pensou em como uma luminária com radiografias ficaria interessante e impactante? É só retirar o tecido original da luminária e cortar a radiografia de forma que ele consiga moldar a luminária completamente. O efeito é rápido e fantástico.

Guarda-chuva

Se quiser levar o estilo da luminária para todo lugar, você pode fazer um guarda-chuva. É um pouquinho mais trabalhoso, mas funciona bem para te proteger nos dias chuvosos e o resultado com certeza é bem diferente de qualquer outro guarda-chuva que você vê por aí.

Moldes

O raio-x serve também é excelente para criar resistentes moldes para pintura ou para outros tipos de artesanato. Para isso, você vai precisar descolorir a radiografia, o que pode ser feito com esponja e detergente. Com o material transparente, é só desenhar o seu molde com caneta permanente e recortá-lo com cuidado.

Roupas e bijuterias

Você pode incorporar as peças radiográficas em algumas roupas ou até mesmo criar acessórios totalmente novos com elas. Você pode, por exemplo, confeccionar colares com pequenas partes do raio-x ou costurar pedaços dele já descoloridos para criar um efeito de transparência em algumas blusinhas.